Por: Renan Isaltino | Publicado em 2 de setembro de 2018

Compartilhe

 Desde 2017, esse trabalho foi aprimorado

 Limeira obteve um crescimento acima da meta no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, referente ao ensino fundamental das escolas municipais. Em 2015, a nota de Limeira foi de 6,4, enquanto em 2017, o índice subiu para 6,9. O secretário de Educação, André De Francesco, e a Diretora Pedagógica da pasta, Adriana Capicotto, avaliam o crescimento como resultado do trabalho desenvolvido pela secretaria, principalmente em dois eixos: monitoramento trimestral das escolas e ações de formação pedagógica.

 André explica que é feito um monitoramento de toda a rede municipal. “A partir da implantação desse sistema de autoavaliação constante, independente de órgãos externos, a rede instituiu um acompanhamento pelo sistema de avaliação próprio”, fala. Segundo Adriana, desde 2017, esse trabalho foi aprimorado, avaliações foram feitas para identificar as áreas de maior atenção na rede e em cada escola, para que a pasta consiga planejar as ações necessárias. “Após esse levantamento, é estruturado um processo de formação para os gestores, diretores, coordenadores e professores”, explica Adriana.

 O outro eixo, conforme a diretora, são as ações de formação na rede municipal. “A formação visa suprir aquele conteúdo que falta para o professor ou gestor escolar”, explica. Segundo ela, isso vai refletir na qualidade do ensino que é dado aos alunos. Ela fala, ainda, que o projeto “Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem complementado essa capacitação. “O PVE veio para agregar a formação para o gestor também.” Adriana explica que o foco é sempre trabalhar na perspectiva do máximo de aprendizagem possível.

 Adriana reforça que a secretaria está em processo de alinhamento de ações, que se estende às escolas, já que a secretaria tem estipulado metas para cada ano escolar. “O bom resultado na aprendizagem envolve um plano de ação claro e monitoramento de perto, fazendo intervenções para que a meta estabelecida para aquele ano de escolaridade seja atendido.”

 Com o resultado positivo, André explica que o intuito é continuar trabalhando, avaliando e fazendo um planejamento para a educação continuada. Segundo o secretário, considerando uma das metas do plano de governo Mario Botion, a pasta tem ampliado a formação dos profissionais da educação e o trabalho de monitoramento. “A intenção é que os alunos que estão hoje na rede municipal cheguem à rede estadual com condições para dar prosseguimento a um ensino de qualidade.” (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários