Por: Renan Isaltino | Publicado em 5 de setembro de 2018

Compartilhe

 Foram visitados os Centros Infantis Lucinda Tank Kuhl e Prof. Aldelena Baraldi Fonseca Santos

 Duas escolas de educação infantil foram visitadas na manhã desta terça-feira, 4 de setembro, pelos vereadores que compõem a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. O objetivo foi averiguar se monitores estão substituindo professores em sala de aula e também se há demandas que precisam ser solucionadas nos locais.

 Os vereadores deram início às visitas às escolas municipais depois de receberem denúncias de que monitores continuam a substituir professores em salas de aula em casos de faltas. Por esse motivo, têm realizado visitas surpresas às escolas para conferir se a situação realmente acontece e com que frequência. Durante as visitas, eles também aproveitam para ouvir as demandas dos diretores e conferem melhorias que podem ser feitas nos locais.

 As escolas visitadas nesta terça-feira foram os Centros Infantis (CI) Laurinda Tank e Prof. Aldelena Baraldi Fonseca Santos. Nas duas escolas não havia nenhum monitor substituindo professores e os vereadores foram informados que a substituição ocorreu sim no início do ano, porém não ocorre mais.

 Participaram da visita os vereadores Wagner Barbosa (PSB), presidente da Comissão; Clayton Silva (PSC), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PPS), membro.

 CI Lucinda Tank Kuhl

 A escola Lucinda Tank Kuhl atende 238 crianças de quatro meses a seis anos. São 24 monitoras e 12 professores, sendo quatro deles especialistas. Para atender a uma das crianças que possui necessidades especiais, a escola recebe a visita de uma estimuladora uma vez por semana. Lá os vereadores foram acompanhados pela diretora Lilian Rodrigues, pela vice-diretora Regina Machado e pela coordenadora Silvana Rogge Dibbern.

 Elas mostraram as dependências, falaram sobre os projetos de reforma que serão feitos com os repasses do Termo de Colaboração e informaram sobre o funcionamento da escola. De acordo com a diretora, o número de monitores por sala varia de acordo com a idade das crianças, no maternal 2 cada monitor cuida de 10 crianças, já no berçário 1 e 2 são quatro monitores para 20 crianças e no maternal 1, são três monitores para cuidar de 24 crianças.

 Lilian explicou também que, quando um professor falta, quem deve substituir é o coordenador, o vice-diretor, ou o próprio diretor, caso não haja professor eventual. Nesses casos, são passadas atividades para as crianças e o monitor vai apenas acompanhar essa atividade.

 Quanto às reformas, Lilian falou das prioridades da escola no momento, os brinquedos do parquinho das crianças estão sendo reformados e estão sendo feitas adequações nas portas e nos suportes de mochilas para prevenir acidentes com escorpiões, apesar de, segundo ela, não haver escorpiões na escola, mas que é uma medida de prevenção necessária. De acordo com ela, tudo o que é planejado para a escola é apresentado aos pais para aprovação.

 Os vereadores observaram algumas adequações necessárias na estrutura do prédio para evitar acidentes, como nivelamento de solo próximo ao campinho de futebol e a instalação de uma grade em uma área externa e se comprometeram a encaminhar ofício à prefeitura solicitando melhorias.

 CI Prof. Aldelena Baraldi Fonseca Santos

 Na CI Prof. Aldelena Baraldi, os vereadores foram recebidos pela vice-diretora Josilene Moraes. Ela também mostrou as dependências da escola e informou que desde o início do ano não houve mais necessidade de substituir professores em sala de aula com monitores. “No início do ano, até março, realmente ocorreu, mas a situação já foi resolvida”, comentou Josilene.

 Nessa escola são atendidas 300 crianças, de quatro meses a cinco anos. Duas crianças possuem necessidades especiais e são atendidas, uma vez por semana, por uma estimuladora. A escola possui 12 professores e 21 monitores, que são divididos por setor, cada setor possui quatro monitores e o berçário possui cinco monitores.

 Quanto às reformas necessárias, a vice-diretora informou que qualquer melhoria proposta precisa passar pela apreciação do conselho. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários