Por: Renan Isaltino | Publicado em 6 de setembro de 2018

Compartilhe

 O evento foi promovido pelo Ceprosom

 O prefeito Mario Botion participou na manhã desta quinta-feira (6), no teatro Nair Bello, da abertura do 3º Fórum do Creas de Limeira. O evento foi promovido pelo Ceprosom, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e reuniu representantes de mais de dez municípios da região, além de integrantes do Colegiado de Gestores de Assistência Social do Estado de São Paulo, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Defensoria Pública, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira (Cedeca), da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – Drads/Piracicaba (representada por Ana Maria Sampaio), entre outros.

 Acompanhado do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, Botion destacou os esforços do município para incrementar os serviços de assistência social. O prefeito também ressaltou que a atual gestão está se empenhando para implementar em Limeira o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) – um serviço que prevê a integração dos órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Segurança Pública e Assistência Social em um mesmo local, visando maior agilidade no atendimento inicial ao adolescente que cometeu algum tipo de ato infracional. “O NAI seria uma alternativa para diminuir o número de adolescentes na Fundação Casa”, frisou.

 A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, observou que o Fórum é um momento para que os profissionais possam compartilhar conhecimento relativo ao atendimento a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. “O evento tem como objetivo proporcionar a troca de experiências, além de alinhar o trabalho de assistência social”, disse.

 Também presente ao evento, a presidente do CMDCA, Paula Furlan, salientou a importância do debate, sobretudo no que diz respeito à violência contra crianças e adolescentes. “Temos de pensar em estratégias de atendimento que sejam mais restaurativas e menos punitivas.” Paula esclareceu que as práticas restaurativas configuram-se como uma nova forma de abordagem para os conflitos, focada nas relações humanas.

 Ainda quanto à questão da violência, a assistente social e coordenadora do Creas, Fernanda Aparecida Mendes, informou que o órgão atendeu em julho 150 famílias em situação de violação dos direitos de crianças e adolescentes. “São casos de violência física, psicológica, negligência e abuso sexual”, frisou. Além das famílias, ela esclareceu que o Creas também oferece acompanhamento a 80 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas.

 Após a cerimônia de abertura, que contou com a participação da defensora pública da Infância e Juventude, Cristiane Penhalver Jensen, a diretora do departamento de Operações de Assistência Social de Campinas, Sílvia Jeni Luiz Pereira de Brito, proferiu palestra sobre “Diálogo entre as proteções sociais no atendimento à violência”. Na sequência, a coordenadora do curso de Serviço Social da Unip/Campinas, Silmara Cristina Ramos Quintana, ministrou duas palestas com os temas: “Prática Restaurativa e Sistema de Garantia de Direitos” e “Prática Restaurativa como Metodologia de Encontro”.

 Serviço:

Denúncias de violência contra crianças e adolescentes podem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar, pelos telefones 3443-4426 e 3443-4545, ou ainda, pelo Disque 100. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários