Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 7 de setembro de 2018

Compartilhe

 Guardas foram acionados, mas populares conseguiram ocupar região

 O movimento sem teto ocupou uma área na Via Jurandyr Paixão no final da noite desta quinta-feira (06) em Limeira. Segundo informações apuradas pelo Notícia de Limeira, o movimento teria chegado na região e começou a montar barracos e casas improvisadas.

 A Guardas Civil Municipal foi acionado ao local, mas não teria conseguido conter os populares. Nossa reportagem conversou com a presidente do Sindsel, Eunice Lopes, segundo ela, novas famílias teriam chegado ao local nesta sexta-feira (07) e ainda não teria nenhuma liminar judicial para que as pessoas teriam que deixar o local.

 “Novas pessoas estão chegando na área e a mobilização deve ser de 1.500 famílias. Eles começaram a chegar ontem (06) por volta das 23h.”, disse a presidente.

 No local, um representante teria dito para que os populares direcionassem os veículos em cima dos agentes de trânsito, que também estavam prestando atendimento à ocorrência. “Eu não sei confirmar esta informação pois não estava presente, mas eu não acredito que teriam dito isso.”, afirmou a presidente do Sindsel, que está apoiando o movimento.

 Ainda não há nenhuma liminar proibindo a ocupação da área, porém a Prefeitura de Limeira, ainda na noite de ontem (06), divulgou liminar judicial para outras duas áreas que possivelmente poderiam ter sido ocupadas. Nossa reportagem foi procura pelo “Movimento Popular de Moradia”, que alegou não fazer parte deste movimento popular.

 A liminar para aeródromo e Geada

 O juiz da Vara da Fazenda Pública de Limeira, Flávio Dassi Viana, concedeu no início da noite desta quinta-feira (6) medida liminar em ação de interdito proibitório movida pela Prefeitura de Limeira contra o Movimento Popular de Limeira e o Movimento dos Sem Casa (MSC). A decisão proíbe a invasão de áreas pertencentes ao município. A liminar seria cumprida nesta noite, com a citação dos representantes de ambos os movimentos.

 A Prefeitura ajuizou a ação com base em notícias veiculadas pela imprensa e pelas redes sociais dando conta que os movimentos buscavam invadir a área do antigo Aeródromo do município e também uma área situada na região do bairro do Geada. Esta última foi apresentada recentemente pelo prefeito Mario Botion para abrigar um projeto de unidades habitacionais.

 Ambas as áreas foram declaradas de utilidade pública pela Prefeitura com o objetivo futuro de implantação de unidades habitacionais no município. Segundo a ação, os movimentos “estariam prestes a invadir as áreas”. Cópias das matrículas dos imóveis foram juntadas nas ações.

 O juiz Dassi Viana concedeu a liminar e fixou uma multa diária de R$ 20 mil caso a decisão seja violada por parte dos movimentos. Dassi Viana determinou a citação dos réus, “fazendo-lhes as advertências legais”. O uso de concurso policial também foi autorizado. Também foram expedidas cópias do mandado para as autoridades policiais destinatárias. (Cauê Pixitelli)


Compartilhe

Comentários

comentários