Por: Renan Isaltino | Publicado em 11 de setembro de 2018

Compartilhe

 Bate-papo destacou importância dos cidadãos na política


Nesta terça-feira, 11 de setembro, a Câmara Municipal realizou uma palestra sobre o Poder Legislativo para pessoas da terceira idade, organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire. A programação contou com a presença do presidente da Câmara, Zé da Mix (PSD), e dos vereadores Helder do Táxi (MDB), Jorge de Freitas (Patriota), Mir do Lanche (PR) e Dr. Marcelo Rossi (PSD).

 O presidente Zé da Mix ressaltou a importância de envolver a população no meio político. “Até meus 50 anos de idade, eu não me interessava por política, mas aí eu entendi que fazemos política todos os dias e, se quisermos mudar as coisas, precisamos participar” admitiu o presidente. “A Câmara é a casa do povo e eu, enquanto presidente, foquei em fazer com que o povo venha, conheça e use a Câmara. ”

 De acordo com a coordenadora da Escola Legislativa, Bruna Carvalho de Oliveira, o objetivo do evento é explicar as funções dos vereadores para aproximar a população do Legislativo. “Os cidadãos devem acompanhar o que os vereadores fazem. Tudo o que acontece no município envolve política”, afirmou Bruna. Após o discurso da coordenadora, os visitantes assistiram a um vídeo de boas-vindas sobre a Câmara.

 No vídeo, havia explicações sobre o funcionamento da Câmara, o que os vereadores fazem e como funciona a administração das atividades parlamentares por meio da Mesa Diretora. Os visitantes ainda foram incentivados a participar do cenário político através da Tribuna Livre.

 A consultora técnica Amanda Marques também participou da programação e fez uma palestra sobre as funções do legislativo. “Os vereadores são encarregados de elaborar leis que beneficiem a população e fiscalizar a administração dos recursos públicos pelo Poder Executivo”, relatou a consultora. Ela também falou sobre a composição dos três poderes nas esferas nacional, estadual e municipal.

 Além disso, a palestrante falou sobre as comissões permanentes da Casa e explicou como funciona a tramitação dos projetos de leis. “As comissões precisam analisar as propostas antes de os vereadores discutirem e votarem no Plenário”, contou.

 Todos os parlamentares presentes falaram sobre a importância de realizar uma visita como essa para explicar o funcionamento de uma Câmara Municipal à população.

 No final do evento, o vereador Dr. Marcelo Rossi fez uma explanação sobre o Alzheimer e afirmou que a Câmara aprovou um projeto de lei que visa à criação de políticas públicas para prevenção da doença. Ele deu dicas sobre envelhecimento saudável e reforçou a importância de manter uma vida ativa. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários