Por: Renan Isaltino | Publicado em 12 de setembro de 2018

Compartilhe

 Nesta etapa, a frente de ação é o combate ao greening, doença que atinge as citriculturas

 O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Paulo Trigo, participou na manhã de hoje (12) de reunião do primeiro grupo gestor do Projeto de Fruticultura, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) no ano-safra 2018-2019.

 Estiveram presentes o diretor técnico de divisão da Cati, Marcos Jonatan Amici Jorge, o diretor de Extensão Rural, Dirceu Brasil, e a equipe do departamento. Trigo frisa que foram discutidas as ações práticas que todos os envolvidos devem desenvolver. O engenheiro agrônomo Bruno Danieli, da Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), associação mantida por citricultores e indústrias de suco, realizou apresentação sobre o trabalho desenvolvido no controle do greening. A reunião ocorreu na sede da Cati Limeira.

PROJETO DE FRUTICULTURA

 Este é o segundo encontro do projeto, tendo o primeiro ocorrido em julho. A engenheira agrônoma responsável pela Cati Limeira, Carla Maria de Meo, ressalta que o projeto surgiu a partir da identificação da necessidade de diversificar a produção de frutas em Limeira. De acordo com ela, em razão do recuo da indústria do setor de cítricos, vem sendo verificada uma drástica diminuição de propriedades rurais que têm a produção de cítricos como principal atividade econômica. Em 2008, das duas mil propriedades rurais do município, 1.200 eram dedicadas aos cítricos, sendo que atualmente são cerca de 500. “Nosso intuito é reorganizar o setor para que eles tenham condições de seguir com sua vocação de produtores rurais, além de buscar atrair jovens para a atividade”, disse. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários