Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de setembro de 2018

Compartilhe

 Cine Câmara promove debate com psicólogas

 A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, vai exibir o filme As Vantagens de Ser Invisível na próxima terça-feira, 18 de setembro, às 19h15. Assim como as edições anteriores, a próxima sessão acontecerá na sala de cinema da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. A universidade possui um programa chamado Cine Vagalume e mantém parceria com o Cine Câmara.

 O filme conta a história de Charlie (Logan Lerman), um adolescente de 15 anos que divide as suas experiências com um interlocutor misterioso. Logo no início, o protagonista revela que o seu melhor amigo cometeu suicídio. A morte da personagem potencializa problemas psicológicos de Charlie, que também encontra dificuldades para se relacionar com as pessoas na escola.

 Durante a narrativa, Charlie escreve cartas para uma pessoa que nunca é revelada. As cartas representam uma forma de o adolescente desabar sobre a complexidade de estar no ensino médio, se sentir deslocado e ter que lidar com a família. A personagem também compartilha experiências que são alcançadas à luz de novas amizades e novos desafios.

 A escolha do filme faz parte da campanha de prevenção ao suicídio que acontece no mês de setembro, conhecido nacionalmente como Setembro Amarelo. Após a exibição do longa, as psicólogas Caroline Pacolla e Talita Cristina realizarão uma palestra sobre o assunto em pauta.

 Prevenção do suicídio

 Recentemente, a Câmara Municipal de Limeira aprovou o Projeto de Lei N° 98/2018, de autoria da vereadora Dra. Mayra Costa. A iniciativa dispõe sobre normas e diretrizes de políticas públicas e a criação de uma rede municipal de vigilância para prevenção ao suicídio.

 Entre as diretrizes estabelecidas no projeto, estão estratégias para promoção da qualidade de vida, informação, cuidados integrais, intervenção e coleta de dados. De acordo com a vereadora, o suicídio ainda sofre grandes tabus e precisa ser discutido amplamente na sociedade.

 Projeto Cine Câmara

 O projeto, que traz títulos da sétima arte para a Casa Legislativa, foi idealizado pelo vereador licenciado Farid Zaine, autor do Projeto de Resolução 584/2014. Com o objetivo de transformar o cinema em indutor da educação, a partir deste ano as exibições ocorrem em parceria com o Cine Vagalume, dentro da sala de cinema da Unicamp.

 As sessões que acontecerem no projeto de cinema da universidade terão apoio da Câmara na divulgação e na escolha de alguns títulos. Algumas exibições poderão contar com debate ou integrar atividades organizadas pela Escola Legislativa, que tem a formação cidadã como foco.

 A sessão do Cine Câmara é gratuita e fica aberta a todos os públicos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários