Por: Renan Isaltino | Publicado em 21 de setembro de 2018

Compartilhe

 Na abertura do segundo dia, Alisson Santos Pereira, aluno do Campl, fez uma apresentação musical sobre garantia de direitos

 A busca por direitos das crianças e adolescentes avançou mais um importante passo com a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta quinta (19) e sexta-feira (20). A conferência teve como tema principal a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” e foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Participaram 389 pessoas nos dois dias de discussões.

 A presidente do CMDCA, Paula Furlan, avalia a décima edição da conferência como positiva, principalmente pela participação expressiva de jovens. “Isso é resultado da mobilização feita pelo conselho e por toda rede de serviço em levar, até eles, informações sobre a conferência”, frisa. Para ela, esses jovens mostraram que conseguem se ver como protagonistas e que, a partir da vivência deles, é que se pode definir políticas públicas. “Eles têm direito de ser ouvidos e esse debate desperta a construção coletiva dessas políticas.”

 Paula explica que no segundo dia da conferência foram validadas as propostas apresentadas pelos grupos de trabalho, divididas por eixos temáticos e discutidas no primeiro dia. Entre as proposições, estão a luta para a criação de uma Vara da Infância e Juventude e uma Delegacia de Polícia Especializada para eles, com pessoas capacitadas para esse atendimento. Segundo Paula, essa é uma importante demanda do município. Também foi sugerida a criação de fóruns para participação dos adolescentes e microfóruns, para encontros dentro dos territórios dos adolescentes para discussão de propostas.

 Também foi proposto maior acesso aos serviços de saúde e capacitação continuada dos profissionais que trabalham com as crianças e adolescentes. Além disso, foi sugerida a criação do Orçamento Criança e Adolescente (OCA) que, conforme Paula, auxiliará a enxergar onde os recursos para esse público estão sendo aplicados. Segundo ela, todas as propostas de âmbito municipal começarão a ser discutidas pelo CMDCA, enquanto as de âmbito regional, serão levadas à Conferência Regional, prevista para abril de 2019.

 Durante a conferência, também foram apresentadas e aprovadas quatro moções voltadas ao âmbito municipal: criação do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) em Limeira; concessão de vale-transporte para os atendidos pelo Ambulatório de Saúde Mental; e mais acesso à cultura e lazer. Outra moção sugere usar os dados de uma pesquisa feita pelo projeto #TamuJuntu, do Ceprosom, que entrevistou 3 mil jovens da cidade, que falaram sobre propostas de interesses para eles a serem feitas na cidade.

 DELEGADOS

 Depois da aprovação das propostas e moções, ocorreu a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foram eleitos os seguintes delegados:

Adolescentes – Titulares

Fábio Henrique Teodoro da Silva

Isabela Schmeider Calister

Luiz Roberto Gracia Souza

João Vitor Soares dos Anjos

Isabelle Vitória de Oliveira Carlos

Gustavo do Carmo Pereira

Adolescentes – Suplentes

Darla Lorany Corrêa de Menezes

Jhonathan Damaris Alexandre

Felipe de Oliveira Campos

Beatriz de Freitas Almeida

Rede de Atendimento – Titulares

Vagner Ricardo Fernandes

Raul Fantucci

Rede de Atendimento – Suplentes

César Santos Pereira

José Antônio de Moraes Pereira

Movimentos Sociais – Titulares

Guilherme da Silva

Raindryk Henrique Coelho da Silva

Conselho Tutelar – Titulares

Maria Hilda Costa

Ludma Pereira

Conselho Tutelar – Suplentes

Joyce Fernanda Santos Marini

Mariana Lemos Terezani

 CMDCA – Foi deliberado pela Plenária que os representantes do CMDCA para a Conferência Regional serão indicados na primeira Reunião Ordinária da nova Gestão do CMDCA, que ocorrerá em outubro, em virtude da substituição das representatividades, conforme previsto na Legislação Municipal do Conselho. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários