Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 23 de setembro de 2018

Compartilhe

 Ao longo do dia foram distribuídas mudas

 A médica veterinária Cíntia de Paula Oresco, 32, passava pela Praça Toledo Barros na manhã desta sexta-feira (21), Dia da Árvore, e se deparou com a doação de mudas realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. Ela então resolveu levar uma muda de Ipê-amarelo e uma de Cereja do Rio Grande para plantar em frente ao condomínio em que mora. “Escolhi o ipê pela beleza, é uma árvore que se destaca bastante quando floresce”, disse. Cíntia falou que ela mesma irá realizar o plantio, seguindo as orientações dos profissionais do Departamento de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes. “As árvores são muito importantes, é necessário que tenhamos cada vez mais áreas verdes em nossa cidade”, opinou.

 Ao longo do dia, foram distribuídas 70 mudas. A primeira doação foi feita pelo prefeito Mario Botion à professora Fernanda Baldessin, da Emeief Prof. José Paulino Araújo Vargas. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, e os secretários Paulo Trigo (Meio Ambiente e Agricultura) e André Luis De Francesco (Educação) marcaram presença no evento. Cerca de 30 alunos do 3º ano da unidade escolar acompanharam a abertura dos trabalhos e seguiram para uma atividade de educação ambiental no Bosque Prefeita Maria Thereza. Botion conversou com as crianças e destacou a importância de elas aprenderem a cuidar da natureza e levarem essas informações para a família. “Vocês é que serão os responsáveis pelo nosso meio ambiente no futuro”, falou.

 A partir da próxima semana, quem se interessar em realizar plantio de árvores em áreas públicas, como calçadas e praças, pode retirar uma muda no Viveiro Municipal, que fica na Rua Professor Nestor Martins Lino, 206, na Vila Camargo. As doações ocorrerão às quintas e sextas-feiras, das 9h às 16h, bastando preencher um formulário com informações como nome, documento de identificação e endereço. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura prestará as orientações técnicas necessárias também para os cuidados para que a árvore se desenvolva de maneira saudável. O secretário Paulo Trigo frisou que essa é uma forma de envolver a população no trabalho de ampliar a massa verde de Limeira. “Os benefícios da arborização urbana são para todos, portanto é importante que as pessoas participem e se apropriem desse processo”, disse. “É um trabalho importante do nosso governo, por meio da equipe do secretário Paulo Trigo. A cidade vai ganhar muito no futuro com esse processo contínuo de arborização”, afirma o prefeito Mario Botion.

PLANTIO

 Uma área próxima ao AME, na Vila Cláudia, recebeu plantio de 233 mudas na manhã de hoje. A ação foi realizada em parceria entre a prefeitura e Ciesp/Fiesp, com participação de alunos do Sesi. Além disso, foram plantadas mais cinco árvores no Horto Linear Urbano. Entre elas, uma muda de Paineira Rubi da Caatinga (Ceiba rubriflora), uma espécie nativa raríssima, recém descoberta e encontrada somente em Serra do Ramalho (BA). O botânico Harri Lorenzi contribuiu com as “borbulhas” para que fosse possível fazer o enxerto da muda, que foi doada pelo viveirista Edilson Giacon. Outros três espécimes também foram doados por Giacon: um Tapiriri de fruto amarelo (Tapirira guianensis), um Sininho arbóreo (Abutilon arboreum) e um Araquariquara (Minquartia guianensis). Os coletores de sementes Márcio Cardoso e Eliana Cristina Bruno fizeram doação de um Araçá piranga (Eugenia leitonii). O secretário Paulo Trigo agradeceu as doações e acompanhou o plantio. “Ficamos muito felizes com a colaboração voluntária desses profissionais. Isso mostra que os munícipes acreditam e confiam no nosso trabalho,” frisou.

FAUNA

 Entre os benefícios da arborização urbana está o aumento da biodiversidade da fauna, em especial as aves. O diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes, Rogério Mesquita, conta que já é possível observar uma mudança do comportamento desses animais em Limeira. “Recentemente, encontrei um ninho de beija-flor em um Ipê-amarelo recém plantado, o que costuma ser incomum.” O biólogo ressalta que isso mostra que as aves estão se adaptando ao aumento da arborização em Limeira. “Me emocionei quando constatei isso, pois é o resultado de um trabalho que venho desenvolvendo em Limeira há mais de 20 anos”, falou. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários