Por: Renan Isaltino | Publicado em 24 de setembro de 2018

Compartilhe

 Esse número é 26,8% superior ao mesmo período de 2017

 Dados oficiais divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam que a cidade de Limeira apresentou até agosto deste ano o melhor resultado em geração de emprego com carteira assinada em cinco anos. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), banco estatístico do MTE. “Os números são muito positivos e só temos a comemorar. Aos poucos, a economia do país vai se ajustar e Limeira está se estruturando bastante para alavancar ainda mais a geração de emprego”, afirma o prefeito Mario Botion. “Os números mostram a capacidade da economia de Limeira, que sempre se mostrou diversificada e surpreendente mesmo em cenários de crises”, observa o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall.

 De acordo com os números do Caged, de janeiro a agosto deste ano, Limeira criou 2.178 novos postos de trabalho com carteira assinada (emprego formal). Esse número é 26,8% superior ao mesmo período de 2017, quando foram abertos 1.717 empregos. Somente no mês de agosto deste ano, o saldo de novos empregos formais em Limeira foi de 565 vagas, um aumento de 59,6% em relação a agosto de 2017, quando as vagas criadas somaram 354.

 Os dados do MTE demonstram ainda a vitalidade da indústria de Limeira, responsável por 1.183 novos empregos; o setor de Serviços foi o segundo que mais empregou em 2018, totalizando 622 vagas criadas, enquanto que na sequência vem a administração pública (367) e a construção civil 268 vagas.

 CRISE

 A geração de emprego recorde em Limeira nos cinco anos ocorre num cenário ainda de recuperação tímida da economia nacional. “Evidente, que existe o contexto nacional, mas os números demonstram que Limeira está bem situada devido ao tamanho da sua economia”, argumenta Tito Almirall. “Nossa administração continuará estabelecendo medidas que vão garantir um aquecimento ainda maior da nossa economia, o que resultará em maior qualidade de vida para os nossos cidadãos”, completa o prefeito Mario Botion.

 Notadamente, 2018 e 2017 – os dois primeiros da atual administração – demonstram que a geração de emprego teve um avanço significativo. Os oito primeiros meses de 2016, por exemplo, apontaram um quadro negativo na geração de emprego, quando foram fechados 146 postos de trabalho. No ano anterior, o resultado foi ainda pior. Em 2015, de janeiro a agosto, a cidade fechou 2.388 postos de trabalho.

 DESENVOLVIMENTO

 A atual administração assumiu um compromisso ainda durante as eleições de priorizar a área de Desenvolvimento. Desde janeiro de 2017, inúmeras ações vêm sendo realizadas por este setor. Esforços seguidos geraram por exemplo, recentemente, a vinda de um investimento privado para a cidade na ordem de R$ 1 bilhão, com a implantação da “Cidadela União”, complexo com vários empreendimentos que ocupará a antiga região abandonada na refinaria de Açúcar União, entre a Vila Camargo e a Boa Vista.

 A Secretaria de Desenvolvimento está também bastante empenhada na viabilização de um futuro Distrito Industrial para a cidade, quando o município pretende fazer a venda de lotes a preço de custo para empreendedores. Para tanto, serão utilizados recursos de um Fundo Municipal de Desenvolvimento, criado por meio de lei específica.

 Ações como o Mês Global do Empreendedorismo e o Mês da Empregabilidade foram realizados e serão repetidos como forma de incrementar o estímulo à economia da cidade. Junto a tudo isso se soma agora um amplo Programa Permanente de Desenvolvimento, criando com uma ampla campanha de comunicação para divulgar Limeira a investidores.

 O setor de Turismo, atrelado a Pasta de Desenvolvimento, também é outra aposta da atual administração. Para tanto, a cidade conquistou no ano passado o título de município de interesse turístico. Para tanto, o município se credenciou para receber recursos do governo estadual. Nesse cenário, como forma de atrair investimentos e geração e empregos, destacam-se os turismos de Negócios e de fazendas históricas. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários