Por: Renan Isaltino | Publicado em 25 de setembro de 2018

Compartilhe

 Dia de ação educativa tem como foco promover direitos das pessoas com deficiência


A Câmara aprovou, na sessão desta segunda-feira, 24 de setembro, a inclusão do Dia “Somos Todos Deficientes” no calendário oficial de eventos de Limeira. A data será lembrada anualmente no primeiro sábado de setembro. A proposta é de autoria dos vereadores Helder do Taxi (MDB) e Lemão da Jeová Rafá (PSC) e faz referência ao respeito às vagas de estacionamento reservadas para a pessoa com deficiência (PcD).

 Segundo os parlamentares, as ações são organizadas na Praça Toledo de Barros por um grupo de amigos com a intenção de conscientizar os munícipes. O Dia “Somos Todos Deficientes” estimula os participantes a experimentarem dificuldades e desafios vividos por pessoas com deficiência.

 Um dos autores do projeto, vereador Helder do Taxi, citou que acompanha há três anos o trabalho realizado pelo grupo de amigos envolvidos com a data. “A gente viu muita dificuldade de realização no primeiro ano de ação, mas agora há mais aceitação das pessoas em perceberem que a intervenção serve para conscientizar. O objetivo é conseguir mais respeito às vagas”, defendeu o parlamentar.

 Em uma das intervenções, os organizadores colocam cadeiras de rodas em vagas não reservadas. Os organizadores justificam que a ideia é que “os motoristas convencionais tenham o mesmo impacto de uma pessoa com deficiência quando se depara com alguém estacionado irregularmente em vagas previstas em lei”.

 A data destaca os direitos previstos no artigo 47 da Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com deficiência, nº 13146/2015, que cita que em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificados.

 “É assim que temos que batalhar pela inclusão com conscientização. Fazendo com que o outro reconheça e entenda que a vaga identificada como reservada para pessoa com deficiência, idoso ou gestante é para pessoa com deficiência, idoso ou gestante”, ressaltou o vereador Lemão da Jeová Rafá. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários