Por: Renan Isaltino | Publicado em 26 de setembro de 2018

Compartilhe

 A atividade recebeu a participação da presidente do Ceprosom

 O Dia Nacional do Surdo foi marcado nesta quarta-feira (26) com uma ação de conscientização promovida pelo Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área Auditiva – na Praça Toledo Barros, no centro de Limeira. A atividade recebeu a participação da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e de alunos atendidos pelo João Fischer, que distribuíram folhetos aos munícipes que circulavam pelo local. Também houve entrega do Alfabeto Manual e de um ímã de geladeira com a expressão “eu te amo” em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

 Aucélia falou sobre a importância do evento, no sentido de tornar conhecido o trabalho desenvolvido na área. “Estamos promovendo uma ação intersetorial e de cidadania, e ao mesmo tempo, integrando as pessoas surdas na sociedade”, comentou.

 Segundo a assistente social e coordenadora do João Fischer, Marina Alencar, a iniciativa visou a sensibilização da população sobre a surdez, relembrando as lutas históricas por melhores condições de vida, de trabalho, de educação e cidadania. “Queremos dar visibilidade aos surdos e promover o contato das pessoas com a Língua Brasileira de Sinais”, frisou.

 Marina ressaltou que o trabalho do João Fischer prevê a inclusão social das pessoas surdas, bem como de seus familiares, e o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais. Atualmente, uma equipe multiprofissional atende 55 pessoas. De acordo com a coordenadora, o público-alvo são aqueles que tiveram o diagnóstico de deficiência auditiva bilateral. “Procuramos estimular a sociabilidade, a integração familiar e comunitária e o desenvolvimento das potencialidades.”

 A ação contou com a participação da Secretaria de Saúde, que ofereceu cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e testes rápidos para detecção de sífilis, estes últimos, por meio do Semil (Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira). Foram realizados 40 testes e desse total, houve dois casos positivos – já encaminhados para atendimento especializado. “A sífilis congênita pode causar surdez nos bebês, por esse motivo, a prevenção é importante”, frisou Marina.

 Já a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seção Limeira, prestou atendimento jurídico na área de defesa da mulher. A OAB foi representada pela Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gabriela Sassi. Também prestigiaram o evento, os vereadores Carolina Pontes e Waguinho da Santa Luzia.

Serviço:

 O João Fischer é um serviço do Ceprosom e está localizado na Rua Carlos Gomes, 1.418. O telefone é 3442-7930. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários