Por: Renan Isaltino | Publicado em 10 de outubro de 2018

Compartilhe

 Valorização da saúde mental e combate ao bullying são temas de proposituras

 Os vereadores juniores realizaram sessão ordinária nessa terça-feira, 9 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal de Limeira. Entre os assuntos discutidos, estão a Semana de Conscientização da Saúde Mental, recursos da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), combate ao bullying, plantio de árvores e educação política para as pessoas em idade escolar. No total, foram apresentados dois requerimentos, três projetos de lei e um projeto de resolução.

 O primeiro requerimento é de autoria da vereadora júnior Giovanna Dias e solicita ao Executivo informações sobre a Semana de Conscientização da Saúde Mental, instituída pelo Projeto de Lei Nº 250/2011, de autoria do ex-vereador João Alberto dos Santos. De acordo com Giovanna, algumas pessoas não sabem da existência dessa lei, pois não há mecanismos de funcionamento evidentes. “Eu acho que a semana de conscientização tem que funcionar de fato para ajudarmos os habitantes de Limeira que têm problemas de saúde mental”, defendeu.

 Ao terminar a fala, a vereadora foi parabenizada pelo vereador júnior Guilherme Passos, que ressaltou os índices atuais de depressão e ansiedade. “É sempre bom promover a conscientização sobre o tema, pois os números de depressão e ansiedade estão cada vez mais altos”, afirmou.

 Houve ainda a discussão de um segundo requerimento, de autoria do vereador júnior Luis Silva. O documento questiona a Prefeitura acerca dos recursos da Emcea. Segundo o vereador, a escola encontra-se em uma situação precária devido à baixa infraestrutura. “O material imobiliário deixa a desejar. São salas improvisadas e cadeiras de plásticos, além de canos à mostra nas pias”, relatou. Para Silva, o descaso do Executivo é grave, pois a escola é uma das únicas instituições em Limeira que contribuem para a fomentação da arte através do ensino gratuito.

 Os projetos de lei apresentados envolvem o plantio de árvores em loteamentos com espaços abertos, a instauração do correio escolar em todas as instituições de ensino e a arrecadação de materiais escolares para pessoas carentes.

 O plantio de árvores nos loteamentos foi proposto pela presidente dos vereadores júniores, Maria Carolina Cardoso, para diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Já o correio escolar foi idealizado pelo vereador júnior Gabriel Sala, com o objetivo de oferecer aos alunos uma forma de realizarem denúncias anônimas sobre bullying. O terceiro projeto é do vereador júnior Kevin Passos e dispõe sobre a arrecadação de materiais escolares para pessoas que não têm condições de comprar.

 Por último, os vereadores discutiram um projeto de resolução do vereador júnior Luis Silva. A proposta dispõe sobre a viabilidade de os alunos que frequentam as escolas dos vereadores júniores participarem de visitas à Câmara Municipal. Silva ressalta a importância de os estudantes conhecerem órgãos públicos. “A minha intenção é começar as visitas pela Câmara e depois expandir para outras instituições, a fim de ensiná-los como funcionam os procedimentos de cada órgão”, argumentou.

 A sessão ocorreu com a ajuda do vereador Toninho Franco (PR), que passou instruções sobre os procedimentos que envolvem o Expediente e a Ordem do Dia, como a leitura das proposituras.

 Tribuna Livre

 As alunas de Administração Pública da Unicamp, Mizela Mariana e Ana Maria Amaral, utilizaram a Tribuna Livre, representando a empresa Junior Eixo Público, para fazer uma breve explanação sobre o trabalho que desenvolvem. Além disso, elas falaram acerca de uma parceria entre a Eixo Público, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a Escola Legislativa Paulo Freire, que vai promover oficinas sobre temas da Administração Pública para os cidadãos de Limeira. Os vereadores juniores serão público-alvo do curso, como forma de educação política. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários