Por: Renan Isaltino | Publicado em 18 de outubro de 2018

Compartilhe

  Os participantes também puderam conhecer o campo de futebol e jogar bola


A Associação Atlética Internacional de Limeira, conhecida como Inter de Limeira, promoveu nesta quinta-feira (18) uma festa em comemoração ao Dia das Crianças para usuários e familiares atendidos pelo Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema), da Secretaria de Saúde. A iniciativa ocorreu em frente ao Estádio Major José Levy Sobrinho, onde foram instalados brinquedos – pula-pula, cama elástica e piscina de bolhinhas – e barraquinhas para distribuição de pipoca, algodão-doce e suco.

 O vice-prefeito de Limeira, Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, compareceu ao evento e conversou com os pais das crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Há 25 anos, o Cema realiza um trabalho espetacular, pelo qual só tenho a enaltecer. Agradeço a oportunidade de integração que a Inter está oferecendo a todos nós”, frisou.

 O supervisor de futebol do Clube, Jorge Luiz Silvestre, destacou a importância da atividade, no sentido de aproximar a Inter de uma instituição como o Cema. “É uma ação que pretende incentivar o desenvolvimento das crianças. Para os pais, é uma oportunidade de conhecer esse espaço dedicado ao esporte”, salientou.

 Segundo a psicopedagoga e coordenadora do Cema, Benedita Aparecida Faustino Duarte, o serviço atende no momento 37 pessoas, de 5 a 42 anos. Ela informou que o Cema conta com uma equipe formada por pedagogos, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, que desenvolvem atividades de estimulação pedagógica infantil, oficinas para adultos, pré-oficinas para adolescentes e atendimento de “contraturno” escolar.

 Benedita salientou que o Cema segue a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com TEA, calcado na intersetorialidade. Esse modelo, conforme esclareceu, é sustentado pelo tripé Caps i, Cema e Educação, sendo que alguns casos também são acompanhados pelo psiquiatra da Saúde Mental. “Nossa missão é tornar essas pessoas mais independentes, trabalhando a autonomia e a integração à sociedade. Nesse sentido, essa comemoração oferecida pela Inter é muito bem-vinda. O Cema agradece a Inter de Limeira”, disse.

 Um dos familiares presentes ao evento foi José Alves da Silva, de 35 anos, que é pai de um menino de 10 anos com o transtorno. Ele contou que o filho frequenta o Cema desde os seis anos de idade e que a evolução decorrente desse atendimento é notável. “Desde o ano passado, meu filho já está frequentando a escola”, afirmou.

 Desde abril, o Cema funciona em novas instalações, na Rua Alagoas, 848, na Vila Cristovam. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários