Por: Renan Isaltino | Publicado em 19 de outubro de 2018

Compartilhe

O dispositivo também poderá ser usado na realização de outros exames

 O prefeito Mario Botion visitou nesta sexta-feira (19) o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm), da Secretaria de Saúde de Limeira, que acaba de ganhar um novo equipamento de ultrassom destinado ao acompanhamento de gestantes de alto risco. O aparelho irá facilitar o atendimento a essas pacientes, que não precisarão mais se deslocar a outras unidades para realizar o exame.

 Botion destacou que o aparelho irá complementar o trabalho de qualidade já oferecido pelo Casm. “Trata-se de um equipamento de alta tecnologia, que irá tornar mais ágil os atendimentos às gestantes de alto risco”, frisou. O prefeito observou que o dispositivo também poderá ser usado na realização de outros exames, como o ultrassom de mama. “Estamos investindo na prevenção da saúde da mulher, acelerando o diagnóstico do câncer de mama. Quanto mais cedo o tratamento começar, melhores as chances de cura”, disse.

 Os investimentos para compra do ultrassom foram de R$ 117 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Davi Zaia, mediante gestão da vereadora Mayra Costa. “Gostaria de chamar a atenção para a importância de mantermos um bom relacionamento entre as instâncias do poder Legislativo e Executivo para conseguir o que a cidade precisa”, afirmou.

Atualmente, o Casm atende 84 gestantes de alto risco. O médico obstetra e especialista em gestação de alto risco, Mauro Shinohara, ressaltou que o ultrassom é fundamental para o acompanhamento dessas gestantes. “Com esse ultrassom, poderemos avaliar a saúde fetal no próprio Casm”, frisou.

Uma das pacientes atendidas é Ana Paula de Souza, de 39 anos, que está grávida de sete meses de gêmeos. Mãe de outros três filhos, Ana Paula contou que frequenta o Casm há três meses, e até então, precisava dirigir-se a outros lugares para fazer o ultrassom. “A equipe do Casm é muito atenciosa. Agora será bem melhor porque farei a consulta e o exame em um único lugar”, disse.

 Ainda nesta sexta-feira, os médicos que atuam no Casm receberam treinamento para operar o equipamento de ultrassom. O Secretário de Saúde Vitor Santos, que acompanhou esse trabalho, falou sobre a melhoria do fluxo de atendimento dos pacientes. “Estamos qualificando cada vez mais os serviços ambulatoriais especializados”, salientou.

 CASM

O Casm contabiliza 619 atendimentos ao mês e dispõe de equipe altamente especializada, formada por dois mastologistas, dois médicos especializados em cirurgia ginecológica, um médico especializado em pré natal de alto risco, dois ginecologistas, um urologista, uma enfermeira especializada em saúde da mulher, obstetrícia e neonatologia, além de psicóloga, assistente social e outros profissionais.

 A enfermeira e coordenadora da unidade, Elizângela Aparecida Pereira Bueno, informou que o Casm presta serviço ambulatorial na área de saúde da mulher, pré natal de alto risco e acompanhamento de doenças específicas (câncer ginecológico e de mama) e planejamento familiar, incluindo a colocação de DIU e encaminhamento para vasectomia. “Estamos atuando na melhoria da qualidade de atenção à saúde da gestação de alto risco, objetivando a redução da morbimortalidade materna e neonatal”, frisou.

 Todos os pacientes atendidos pelo Casm são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Informações pelo telefone 3495-6098. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários