Por: Renan Isaltino | Publicado em 24 de outubro de 2018

Compartilhe

 Houve distribuição de folhetos e demonstração do autoexame das mamas com apoio de moldes de silicone.    

 Uma ação do Outubro Rosa – campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama – levou conhecimento aos frequentadores da feira da Rua Arlinda Abreu Ribeiro, no bairro Pp. Hipólito. Nesta quarta-feira (24), servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pq. Hipólito 1, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e alunos do curso de Enfermagem da Unip montaram no local um estande para orientar a população sobre o tema.

 A enfermeira e coordenadora da UBS, Danúbia Florêncio da Rocha, destacou a importância das mulheres fazerem todos os meses o autoexame das mamas para detectar possíveis alterações. Durante esse procedimento, a coordenadora esclareceu que é necessário verificar a simetria das mamas, se há alterações de coloração ou de textura da pele (incluindo retrações) e se os mamilos apresentam secreção.

 Além dessa inspeção visual, Danúbia afirmou que é preciso fazer a palpação das mamas e observar a presença de nódulo (geralmente único, duro e indolor). “Esse hábito pode facilitar a identificação precoce de nódulos, possibilitando maior chance de cura com o tratamento”, disse. “Também estamos orientando as mulheres a agendarem o exame de mamografia, desde que elas estejam dentro da faixa de rastreamento, que é de 50 a 69 anos”, complementou.

 Uma das moradoras que visitou o estande do Outubro Rosa na feira foi Eucilene de Souza Leite, de 57 anos. Ela contou que faz a mamografia todos os anos e aprovou a iniciativa de levar a discussão do tema a um espaço público. “A feira é um local bem popular para instruir as pessoas. O câncer é uma doença silenciosa e não podemos fechar os olhos para esse alerta”, comentou.

 UBS Pq. Hipólito 1 vem realizando uma série de atividades para marcar o Outubro Rosa. Na próxima semana, haverá orientação sobre o tema na sala de espera da unidade. As ações ocorrem na segunda, terça e quarta-feira, sempre às 8h. A UBS fica na Rua Arlinda Abreu Ribeiro, s/nº.

 Serviço:

Para a mamografia, mulheres entre 50 a 69 anos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para solicitar o agendamento do exame. O pedido poderá ser emitido pelo médico ou enfermeiro da unidade. É necessário apresentar o Cartão SUS. Quem estiver fora dessa faixa etária pode solicitar informações na Alicc, pelo telefone 3404-3232. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários