Por: Renan Isaltino | Publicado em 12 de novembro de 2018

Compartilhe

 As escolas foram premiadas a partir da pontuação conquistada

 O prefeito Mario Botion entregou troféus às escolas campeãs dos Jogos Escolares 2018 nesta segunda-feira (12), em cerimônia no Paço Municipal. O secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, a assessora executiva da Secretaria de Educação, Maura Mazzei, representantes e alunos das escolas campeãs participaram da cerimônia. As escolas foram premiadas a partir da pontuação conquistada durante os jogos, realizados entre agosto e outubro, em nove modalidades: atletismo, xadrez, damas, tênis de mesa, natação, futsal, handebol, basquetebol e voleibol.

 O prefeito relembrou sua participação nos Jogos Escolares e outras competições quando estudava no Cotil. “Havia muita rivalidade, dentro da disciplina e tolerância, e é bom que ela aconteça pois motiva as escolas. O esporte é algo que nos traz controle da indisciplina e da intolerância e é complementar à educação”, falou. Botion também enalteceu a ideia de realizar as decisões das modalidades coletivas aos fins de semanas – possibilitando que os pais acompanhem os filhos. “Certamente, ano que vem manteremos isso e teremos mais escolas participando.”

 Botion ainda comentou sobre a descentralização do esporte – que faz parte do seu plano de governo e que já está implantada – e que a intenção é intensificar ainda mais, sempre obedecendo a lei do Marco Regulatório, por meio do chamamento público. “Atualmente, são oferecidas 25 modalidades, desenvolvidas em diversos bairros, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar das atividades disponibilizadas em parceria com diversas instituições”, explicou.

 Zanon citou o quanto o esporte é importante na formação dos alunos e também falou da novidade deste ano em realizar os jogos decisivos, das modalidades coletivas, nos fins de semana, iniciativa aprovada pelos familiares dos alunos. “Nos trouxe uma satisfação muito grande de ver os pais acompanharem seus filhos. Temos que potencializar essa iniciativa”, afirmou. O secretário também falou da importância dos jogos no sentido de iniciar a formação de um atleta, professor ou médico, por exemplo. “Que vocês diretores e professores incentivem a prática esportiva, que pode trazer muitos benefícios.”

 Heloísa Torres, 11, definiu o espírito de equipe da Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira, campeã da categoria Sub-11: “Na Padre Maurício, nós aprendemos a ganhar e perder. Independente do jogo e do adversário, vamos sempre com força”. Ela contou que na escola aprendeu a dividir o jogo e contar com seus companheiros de time. “Estou na Padre Maurício desde pequena, e tenho um amor muito especial e tristeza por ser meu último ano. Mas tenho fé que a escola continue, pois já são quatro anos consecutivos ganhando e espero que continue sempre assim.”

 Aluna do Cotil, Camila Abreu, 17, despede-se do colégio com o título de campeã pela categoria Sub-17 – o quinto consecutivo do Cotil. “Eu cresci muito nesses três anos que estive no Cotil e me apoiei muito ao esporte do colégio. Foram três anos muito especiais.” Seu colega, Luis Augusto Corrêa, elogiou a iniciativa da prefeitura pela realização dos jogos. “Foi uma experiência gratificante”, definiu.

 Para Júlia De Munno, da Organização Einstein de Ensino, campeã das modalidades Sub-13 e 15, o incentivo ao esporte é fundamental. Segundo ela, a participação nos Jogos Escolares permitiu a valorização do espírito de liderança e competitividade. Nathan Drago, do mesmo colégio, falou do seu crescimento pessoal durante os jogos e a conquista de novas amizades. “É preciso compartilhar alegrias, tristezas, derrotas e vitórias. Com a Einstein eu consegui conquistar vários amigos e vitórias”, destacou.

 Confira a classificação final das categorias Sub-11, 13, 15 e 17:

Sub-11

Campeão: Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira – 96 pontos

Vice-campeão: Organização Einstein de Ensino – 90 pontos

3º lugar: Colégio Dinâmico de Limeira – 71 pontos

Sub-13

Campeão: Organização Einstein de Ensino – 124 pontos

Vice-campeão: Colégio Dinâmico de Limeira – 77 pontos

3º lugar: Colégio Objetivo – 56 pontos

Sub-15

Campeão: Organização Einstein de Ensino – 130 pontos

Vice-campeão: Colégio Objetivo – 45 pontos

3º lugar: Colégio Portal de Limeira – 36 pontos

Sub-17

Campeão: Colégio Técnico de Limeira – 117 pontos

Vice-campeão: Etec Trajano Camargo – 81 pontos

3º lugar: Colégio Portal de Limeira – 52 pontos (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários