Por: Renan Isaltino | Publicado em 21 de novembro de 2018

Compartilhe

 As homenagens deram início no último sábado

 Capoeira, dança, música, palestras, brincadeiras e atividades marcaram as comemorações em razão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira (20). Em Cordeirópolis, as homenagens deram início no último sábado (17), no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente com apresentações musicais, exposição de fotos, gincanas para as crianças, brinquedos e algodão doce.

 No Dia da Consciência Negra, a Praça Central foi palco de muita capoeira, música, animação e contou com a presença da vice-prefeita, Fátima Celin, do secretário de Cultura, Leonel Arruda e da secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, além dos moradores cordeiropolenses que também prestigiaram as atividades.

 O secretário de Cultura fez a abertura oficial, falando da igualdade racial, do combate ao racismo e a importância do enfrentamento à discriminação. “Esses momentos que oferecemos aos moradores vêm de encontro para refletirmos sobre a valorização da identidade negra na cidade, impulsionando a cultura, a convivência e aceitação na sociedade. Por isso, que comemoramos o Dia da Consciência Negra com diversas atividades, palestras, shows e apresentações culturais gratuitas”.

 E as comemorações não param!

Nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), ocorrerá o 6° Concurso Negros Dourados 2018, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias da Mulher e Desenvolvimento Social e Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas da Igualdade Racial (COMPPIR). A atividade faz parte da programação da Semana da Consciência Negra e vem para destacar a beleza negra cordeiropolense.

 Além da tradicional escolha do negro e da negra dourada, nesta edição haverá a categoria: Miss e Mister Internet, em que o público poderá entrar na página do evento e votar no seu candidato preferido. Outra novidade será a valorização da categoria Plus size, que pela primeira vez será concorrida neste concurso.

 Importância do dia 20 de novembro

O dia 20 de novembro foi escolhido, pois nesse dia, em 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A homenagem a Zumbi representa a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Zumbi lutou até a morte pela cultura e pela liberdade do seu povo. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários