Por: Renan Isaltino | Publicado em 22 de novembro de 2018

Compartilhe

 As crianças participaram das ações, realizadas pela Prefeitura

 Igualdade, identidade e respeito. Essas foram as palavras que nortearam a quarta-feira (21) de mais de 700 alunos da rede municipal de ensino de Limeira, que participaram de um dia de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra – celebrado em 20 de novembro. As crianças participaram das ações, realizadas pela Prefeitura, por meio do projeto Bibliotecas do Parque, no Teatro Nair Bello e nas bibliotecas. Durante a abertura, pela manhã, os alunos da Emeief José Roberto Braz realizaram uma apresentação de dança maculelê.

 A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, representou o secretário André De Francesco e falou sobre a importância de trabalhar a cultura afro-brasileira em todos os momentos. “A cultura afro faz parte da nossa essência e história. Temos que aprender a respeitar e valorizar aquilo que nos constitui como povo brasileiro”, citou. Ela parabenizou as escolas participantes e a organização do evento. “É uma forma de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana”, salientou a bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares.

 A professora e escritora Dirce Pereira do Prado apresentou uma releitura do livro “Menina bonita do laço de fita”, falando sobre igualdade. “A mensagem principal que queremos passar é quanto a identidade das crianças, para que ela se reconheça na sua parte étnica cultural, sabendo, principalmente, a importância do Dia da Consciência Negra”, explicou. Segundo ela, desde 2003, quando criou-se a data, ações pontuais têm sido realizadas e, para ela, devem ser intensificadas. “É importante que os governos se conscientizem da formação continuada que deve ter em sala de aula.”

 O Dia da Consciência Negra foi criado em 2003, pela Lei 10.639/03, que incluiu o tema de história e cultura afro-brasileira na Rede de Ensino e a data no calendário escolar. Posteriormente, em 2011, a data ganhou uma legislação própria, a Lei 12.519/11, instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data da morte Zumbi dos Palmares, que lutou pelo fim da escravidão no Brasil, algo conquistado 193 anos depois de sua morte. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários