Por: Renan Isaltino | Publicado em 28 de novembro de 2018

Compartilhe

 No evento, o prefeito anunciou a transferência da atual sede da DDM

 O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Roberta Botion, participaram na manhã desta quarta-feira (28), no Plenário da Câmara Municipal, da abertura do 2° Seminário da Rede “Elza Tank” de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência, que neste ano teve como tema “A violência contra a mulher e os meios de enfrentamento”. A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara, José Roberto Bernardo, o Zé da Mix, da vereadora Erika Tank, e da coordenadora do Centro POP, Joice Campos Toniato – estas últimas, integrantes da Rede “Elza Tank”.

 Botion falou sobre a importância do evento e do empenho da vereadora Erika Tank em relação à formulação de leis voltadas à proteção da mulher vítima de violência, citando o Botão do Pânico, a Patrulha Maria da Penha, entre outras. “Tivemos a oportunidade de implementar a Patrulha Maria da Penha, que é ligada diretamente à Rede “Elza Tank” e que está ativa no município”, comentou. Botion também resgatou o trabalho empreendido pela mãe da vereadora, Elza Tank, que culminou com a instalação em Limeira, em 1987, da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do interior do Estado de São Paulo.

 No evento, o prefeito anunciou a transferência da atual sede da DDM do município para um novo imóvel, na Rua Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, no Jd. Mercedes. “É um local mais amplo, todo adaptado e com melhores condições de trabalho para o acolhimento às mulheres vítimas de violência”, frisou.

 Erika Tank ressaltou o diferencial de Limeira no estabelecimento de políticas de defesa da mulher vítima de violência. “Quando o lar se torna o pior lugar, quando a chegada da noite não traz descanso ou sonhos e sim pesadelos, quando o final de semana passa a ser o momento de maior violência, é preciso que se adotem ações”, afirmou, referindo-se ao papel do Poder Público.

 A vereadora lembrou a história de Elza Tank na criação da DDM em Limeira e destacou que os avanços do município na defesa dos direitos da mulher são resultados do engajamento das mulheres e da união dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Erika Tank falou sobre o desempenho da Rede “Elza Tank”, no sentido de levantar os problemas enfrentados pelas mulheres vítimas de violência. A Rede “Elza Tank” foi criada há quatro anos, e ao longo desse período, vem articulando um conjunto de ações para garantir à mulher, vítima de violência, o acesso integral e permanente aos seus direitos.

 Falando de sua experiência como radialista e do contato diário com as delegacias do município, Zé da Mix observou que as ocorrências de violência contra a mulher têm aumentado. No entanto, argumentou que o crescimento das notificações deve-se, em parte, à expansão dos canais de recebimento de denúncias. “Espero que o trabalho da Rede “Elza Tank” continue”, disse. A relevância as atividades desenvolvidas pela Rede também foi destacada por Roberta Botion. “Agradeço o empenho da Rede “Elza Tank” com a intenção de apoiar essas mulheres” afirmou.

 O evento foi realizado em parceria com a Câmara Municipal, dentro das ações dos 16 dias de ativismo pela luta contra a violência de gênero, um movimento internacional pelo fim da violência contra as mulheres. O movimento possui adesão de cerca de 160 países desde sua primeira edição e mundialmente se inicia em 25 de novembro.

 Também compareceram à cerimônia, os secretários Edison Moreno Gil (Chefe de Gabinete), Vitor Santos (Saúde) e André Luis De Francesco (Educação), os vereadores Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá) e Jorge de Freitas, o ex-prefeito Pedrinho Kuhl, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Eliza Gabriel da Costa, o diretor Operacional e de Segurança Pública e Prevenção à Violência, Tarcisio Allegri, entre outras autoridades, representantes da sociedade civil organizada e da população em geral.

 Após a abertura, o público presente assistiu a três palestras. A primeira, ministrada pela delegada Rosmary Corrêa – responsável pela implantação da primeira DDM de São Paulo e atual prefeita regional Santana/Tucuruvi, que abordou o tema “Como se dá a violência no contexto doméstico contra a mulher”. Na sequência, Fabiana de Andrade, doutora em antropologia pela USP, falou sobre “O perfil da mulher vítima de violência doméstica”. No período da tarde, Reginaldo Bombini, especialista em segurança pública e cidadania, em direitos humanos e em violência doméstica, fez uma explanação sobre o tema “Grupo socioeducativo de responsabilização de homens condenados pela Lei Maria da Penha”. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários