Por: Renan Isaltino | Publicado em 30 de novembro de 2018

Compartilhe

 A pauta foi sobre o suicídio com os adolescentes, jovens, adultos

 Na manhã desta sexta-feira (30) o plenário da Câmara Municipal discutiu um importante tema que tem preocupado não só Cordeirópolis, mas sim muitas cidades. A pauta foi sobre o suicídio com os adolescentes, jovens, adultos e para debater sobre o assunto, a Secretaria de Cultura, por meio da Secretaria de Saúde e da Mulher e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia, convidou a psicóloga e artista, Marcia Matos, autora do livro “O vento que varre a casa” para conduzir o bate-papo que teve como tema: “O vento que varre a casa”.

 Estudantes, profissionais da saúde e autoridades da cidade participaram da palestra que abordou os motivos que levam a pessoa a cometer o suicídio. “Os principais indicadores estão à desmotivação, isolamento, falta de esperança, variações extremas de humor e o desejo de morrer. Frases como “quero morrer”, “a vida não faz mais sentido”, “não sou feliz”, “nada mais importa”, “queria não ter nascido”, também são algumas das atitudes mais comuns do cidadão que deseja tomar esta atitude”, explicou a psicóloga e artista, Marcia Matos.

 Ainda segundo a psicológica, o suicídio nada mais é do que a depressão. “Pesquisas apontam que para evitar que a pessoa escolha esse destino, a ajuda da família, um diálogo aberto entre os familiares e amigos mais próximos, relações de amizade, amor, carinho e conversas com profissionais que ajudam a amenizar essa dor, como nós psicólogos, são os primeiros passos que precisam ser tomados para evitar que aquele cidadão futuramente cometa o suicídio. Em linha geral, a família precisa dialogar mais entre si, os pais precisam estar mais presentes na vida de seus filhos, talvez é isso que esteja faltando nas famílias brasileiras nos dias de hoje”.

 Para o secretário de Cultura, Leonel Arruda, a realização de campanhas é uma forma para que a informação chegue até a população. “A palestra foi um sucesso, tivemos um retorno muito positivo de jovens e adolescentes. Por isso, vamos buscar parcerias com a Secretaria de Saúde e com o Conselho Regional de Psicologia para viabilizamos campanhas e ações para que o cidadão aprenda a agir corretamente perante esta situação e, principalmente, a prevenção do suicídio em nossa cidade”, contou o secretário. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários