Por: Renan Isaltino | Publicado em 5 de dezembro de 2018

Compartilhe

 Ocasião foi encerrada com discurso de agradecimento da presidente júnior, Maria Grochoski

 Os vereadores juniores realizaram nessa terça-feira, 4 de dezembro, a última sessão ordinária de suas legislaturas. A discussão, que ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Limeira, teve entre os itens da pauta uma moção de aplausos, seis indicações e três projetos de lei.

 No início da sessão, foi lido a Moção de Aplausos 2/2018, de autoria da presidente, vereadora Maria Grochoski (Portal/Anglo), ao professor Yuri Alexandre Meyer pela implantação do Programa de Iniciação Científica Júnior no Colégio Portal Anglo. Em discurso, a parlamentar alegou visualizar a atividade como algo positivo para o dia-a-dia dos alunos e um diferencial no currículo e na carreira. “Em sala de aula, principalmente em matérias como Física, a gente só vê fórmulas e não sabe para o que serve e só aplica nas lições. Com a iniciação científica a gente consegue ver o porquê daquilo e o porquê das fórmulas”, relatou. A moção foi aprovada por todos os presentes.

 Dando continuidade à sessão, a primeira indicação apresentada foi a nº 18/2018, de autoria da vereadora Julia Silveira (Sesi 408), que sugere ao Executivo a disponibilização de acentos e cobertura nos pontos de ônibus aos usuários de transporte público na rua Tiradentes, segundo a propositora, o local fica próximo ao centro da cidade e do shopping principal, além de escolas da região. “Em dias de chuva, fica muito difícil esperar, e acabamos buscando abrigo em comércios”, justificou.

 De autoria do vereador Guilherme Passos (Colégio Einstein), as demais indicações solicitam melhorias para a segurança da cidade e asfaltamento de ruas esburacadas. A Indicação 19/2018 sugere policiamento vespertino e noturno na avenida Marechal Arthur da Costa e Silva que, segundo justificativa, trata-se do local de concentração do principal polo comercial da cidade. “Na saída dos funcionários está acontecendo muitos assaltos, e é pela falta de policiamento”, constatou o vereador.

 Lida também em Plenário, a Indicação 21/2018 solicita a implantação de uma faixa elevada ou radar nas ruas que dão acesso ao Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA). De acordo com o documento, estudantes apresentam queixas sobre o fluxo e velocidade dos automóveis que passam por ali e geram riscos aos pedestres. Já a Indicação 23/2018 solicita melhoria na segurança noturna com reforço de escoltas do batalhão da Guarda Civil Municipal (GCM) nos bairros Olga Veroni, Jardim Anhanguera, Vila Claudia e Jardim Maria Flora. Encerrando a categoria, as Indicações 20/2018 e 22/2018 solicitam o asfaltamento das ruas José Cristovam Cardoso, na Vila Cláudia, e Pércio Machado Gomes, no Jardim Anhanguera, pois são áreas que estão com os asfaltos danificados.

 Após concluída a discussão acerca da moção e indicações, os vereadores discutiram os projetos de lei. O primeiro Projeto de Lei apresentado, de Nº 14/2018, de autoria da vereadora Giovana Dias (Perches Lordello), institui a criação da Semana de Conscientização e Combate a Transtornos Alimentares, sendo do dia 2 a 9 de junho de cada ano. “É possível que muitos de vocês já tenham visto alguém muito magro na escola e provavelmente pensaram que estava tudo bem, quando na verdade existe uma chance muito grande dessa pessoa ter anorexia ou bulimia e a gente não dá importância para isso”, justificou a propositora. “Essas doenças precisam ser levadas a sério, as pessoas precisam ter noção do risco de morte que elas geram”, concluiu. O projeto foi aprovado por unanimidade.

 O segundo Projeto de Lei, este de Nº 15/2018, proposto por Julia Silveira, prevê a proibição de fornecimento de canudos confeccionados com material plásticos aos clientes de todos estabelecimentos, sendo permitido a distribuição apenas de canudos feitos com materiais biodegradáveis. De acordo com o projeto, os que descumprirem a lei poderão arcar com multas, advertências ou fechamento do local.  Segundo a parlamentar, os canudos de material plástico demoram cerca de 200 anos para se decomporem, tempo muito grande se considerado o número de descarte que é realizado. “Eu gostaria de proibir para reduzir os danos causados aos animais que engolem o produto e dar soluções que beneficiem a nós e aos animais”, explicou. O projeto foi rejeitado.

 Por último, o Projeto de Lei 16/2018, da parlamentar Maria Grochoski, dispõe sobre a obrigação de realizar a limpeza e dar destino adequado às fezes geradas por animais em praças, parques e logradouros públicos do município, sendo possível a aplicação de multa e advertência ao descumprimento da lei. “É muito chato pisar em cocô dos animais e além disso, as fezes transmitem doenças para os seres humanos e outros animais”, justificou a propositora. O projeto também foi aprovado por unanimidade.

 Tribuna Livre

 Subiu à Tribuna Livre, o professor, mestre e pesquisador Yuri Alexandre Meyer para falar sobre o Projeto de Iniciação Científica Júnior que teve início no primeiro semestre de 2018, no Colégio Portal Anglo Limeira. De acordo com o orador, a física no Brasil não é ensinada de forma adequada nas escolas, porque só reforça a decoreba de fórmulas aos alunos.

 “A Física não é essa, ela se aproxima da Ciência da Natureza, que tem aspectos filosóficos, então nós procuramos respondem o porquê das coisas. Pensando justamente nessa metodologia de ensino, de mostrar de forma adequada aos meus alunos a importância do estudo de física, foi que tivemos a ideia de iniciar esse projeto”, explicou Yuri.

 Segundo o professor, já em andamento desde o início deste ano, o projeto proporcionou aos alunos o contato com pesquisas e aprendizagem de como fazê-las, além de apresentações científicas em universidades. “O propósito de estar aqui é para incentivar que vocês levem o projeto para a escola de vocês, a ideia não são só iniciações científicas na área de Física, mas em todas as disciplinas”, alegou.

 “Hoje existe um distanciamento muito grande entre o ensino base e o ensino superior. Eu, enquanto professor e pesquisador da Unicamp, preciso lutar contra isso”, relatou Yuri. O orador ainda divulgou que, além de dar continuidade ao projeto no próximo ano, o Colégio Portal Anglo ainda abrirá uma iniciação voltada apenas a mulheres, com o intuito de demonstrar a importância do papel da mulher dentro da ciência.

 Última sessão

 Encerrando a sessão dessa terça-feira, a presidente Maria Grochoski realizou um discurso de despedida e agradecimento ao seu tempo de mandato. Segundo ela, a posse não foi apenas uma experiência, mas uma oportunidade de fazer o bem e estar junto a jovens que assim como ela, querem fazer a diferença e ter uma voz ativa na sociedade. “Diante disso, quero agradecer ao meu padrinho, o presidente da  Câmara, vereador Zé da Mix, por lá no dia da posse me chamar e incentivar a concorrer à Presidência, me disponibilizar seu gabinete e sempre me dizer palavras motivadoras”, relatou.

 De acordo com a vereadora júnior, durante a legislatura muitos projetos bons foram apresentados, o que demonstra a competência da população jovem em ouvir os colegas, a família, a vizinhança e a partir disso elaborar indicações, requerimentos, moções e emendas.

 A parlamentar fez menção a 26 de novembro, dia em que fez uso da Tribuna Livre para pedir aos vereadores titulares que fosse protocolada e aprovada, emenda que permitirá a reeleição dos vereadores juniores. “Tenho grande esperança em relação a aprovação e espero encontrá-los aqui ano que vem”, disse aos demais vereadores presentes.

 Os vereadores juniores Guilherme Passos, Bruno Duarte (Colégio São José), Giovana Dias e Gabriel Soares (Arlindo Silvestre) também fizeram uso da palavra para agradecer ao tempo de mandato. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários