Por: Renan Isaltino | Publicado em 5 de dezembro de 2018

Compartilhe

 A iniciativa é da Secretaria de Saúde de Limeira

A 9º Edição do Workshop da Saúde seguiu nesta quarta-feira (5), no Centro Comunitário Odécio Degan, com diversas atividades voltadas à melhoria da saúde e da qualidade de vida da população, como pilates de solo, auriculoterapia, oficina de culinária, entre outras. Como o tema “A não medicalização da vida”, a iniciativa é da Secretaria de Saúde de Limeira, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Jd. Aeroporto.

 A Oficina de Culinária foi coordenada pela nutricionista do Nasf Aeroporto, Yara Rafaela Pavani, com apoio da estagiária do curso de Nutrição da Unicamp, Júlia Gualtieri, e contou com aproximadamente 20 participantes. Segundo a nutricionista, a oficina teve como objetivo falar sobre a alimentação saudável e compartilhar receitas práticas e baratas que podem substituir alimentos industrializados.

 Para tanto, as participantes acompanharam o preparo de cookies de aveia, creme de ricota e sal de ervas. Dentro da proposta do Workshop, de incentivar a “A não medicalização da vida”, foram ensinadas receitas de chá de carqueja, que ajuda a controlar a diabetes, pressão alta e colesterol; chá de melissa, indicado no combate ao stress e diabetes; e chá de mulungu, uma planta nativa que é eficaz na indução do sono.

 Maria das Graças de Oliveira, de 59 anos, aprovou a Oficina de Culinária. Ela disse que “acordou” para os cuidados com a saúde no Workshop realizado em 2010. “Sempre aprendo muita coisa boanesses cursos”, afirmou. Atenta à boa forma, ela contou que frequenta o Parque Ecológico do Jardim do Lago, onde faz exercícios funcionais, pilates de solo e caminhadas, promovidas pelo Nasf Aeroporto. “É uma forma de diminuir a ansiedade e de perder peso”, disse, mostrando uma foto de “antes” e “depois” que aderiu aos exercícios. “Perdi dez quilos nos últimos anos”, complementou.

 Confira a programação de quinta-feira (6)

8h – Yoga e relaxamento;
9h – Palestra: “Falando sobre Saúde Mental”, com o psicólogo Erickson Jovino;
10h – Festa de encerramento, com café da manhã comunitário e apresentação musical de artistas da comunidade.
Local: Centro Comunitário Odécio Degan – Rua Lauro Camargo da Silveira, 1.680. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *