Por: Renan Isaltino | Publicado em 6 de dezembro de 2018

Compartilhe

 Homenagem contempla idosos que residem na cidade e exercem ações beneficentes

 Nessa quarta-feira, 5 de dezembro, a Câmara Municipal de Limeira realizou uma sessão solene para entregar o Diploma Terceira Idade em Ação a 21 idosos que vivem no município e ainda exercem atividades profissionais em prol da população. A ocasião contou com a presença da presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Maria Damasceno, que estava representando o prefeito Mario Botion.

 A homenagem se deu por meio do Decreto Legislativo Nº 42/2018, de autoria da vereadora Mayra Costa (PPS). De acordo com a propositora, é uma honra acompanhar o trabalho de tantas pessoas idosas. “Nós ficamos tão lisonjeados quando vemos essas pessoas trabalhando, a grande maioria em trabalhos voluntários, o quanto essas pessoas fizeram, como elas chegaram nessa idade e o que elas continuam fazendo em prol da sociedade”, comentou. Mayra ressaltou que o projeto é uma forma simbólica de agradecer aos 21 homenageados pelos seus serviços e mostrar que todas as pessoas podem continuar ativas a despeito da sua idade.

 Após a entrega dos diplomas, a homenageada Nair da Silva fez uso da palavra em nome de todos. Ela informou que a ocasião é apenas a primeira edição da homenagem e que ficou muito contente ao descobrir isto, porque há outras pessoas idosas que também realizam serviços. “Nós conhecemos as dificuldades de alguns, mas sabemos que estamos caminhando”, destacou. “Estamos aprendendo a dar uma boa resposta para esta expectativa de longevidade, que também está nos atraindo”. Nair revelou que, aos 75 anos de idade, escreveu um livro de poemas e possui um programa chamado “Viver Mais” na Rádio Magnífica, o qual é voltado para a terceira idade e é transmitido aos sábados.

 Antes de encerrar a fala, a representante dos idosos salientou a importância de os seus colegas se atentarem para a qualidade de vida e para as mudanças que estão acontecendo na sociedade. Segundo Nair, as mudanças são difíceis, mas é necessário lutar contra todos os preconceitos.

 Por sua vez, a presidente do Ceprosom, Maria Damasceno, agradeceu aos vereadores pela iniciativa. Ela frisou a atenção por parte dos parlamentares às demandas sociais e aos interesses coletivos, que beneficiam o acesso da população idosa aos direitos humanos. “Vivemos um momento ímpar, pois o envelhecimento está bastante acelerado. Por isso, é importante trazer este tema para discussão e homenagem, onde buscamos acessibilidade e igualdade, que todos possam ser respeitados apesar de suas vulnerabilidades”, afirmou.

 Maria ainda comunicou que Limeira está entre as 720 cidades do mundo que investem na questão do envelhecimento ativo, sendo parte do conglomerado “Cidade Amiga do Idoso”. Segundo ela, de agora em diante, todas as ações relacionadas às necessidades dos idosos serão feitas com base no plano estratégico do amigo do idoso.

 Ao final da cerimônia, o presidente da Câmara de Limeira, Zé da Mix (PSD), parabenizou os homenageados e mencionou que a premiação é feita por toda a cidade, a qual é representada na figura dos 21 vereadores.

 Homenageados

Dionísia Maria de Assis Maciel

Nair Collin Olivatto

Tereza Rocha Pitoli

Pastor Hélio Benedito

Fátima Gonçalves Moreli

Helena Abdalla Gomide

Ana Maria de Oliveira

Maria José Motta Nogueira

Marilene da Cunha Bagnato

Emília Menconi Varga

Nelzi Marçal de Souza

Maria Rita Gurgel Pinto de Lemos

Nair Gentil Facco

Natividade Celina Mandaio Assad

Nair Luiz Da Silva Beck

Dionizia Vilella

Maria Aparecida Rossi da Silva

Pastor Antonio Franco Neto

Antonio Wagner Dadona

Cacilda Aparecida dos Santos (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários