Por: Renan Isaltino | Publicado em 11 de dezembro de 2018

Compartilhe

 A exibição, conhecida também como “a noite de autógrafos” ocorreu no Centro de Convivência do Idoso 

 Em uma noite emocionante, os alunos dos 5º anos da rede Municipal de Ensino mostraram aos seus familiares como é encantador a capacidade de escrever, articular ideias, colocar no papel a fantasia e o imaginário. Para tudo isso, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação preparou um evento especial para celebrar a 5ª edição do projeto “Pequenos leitores e grandes escritores”. Momento este, onde cada estudante recebeu um exemplar do livro que foi elaborado ao longo do ano para registrar sua passagem pela rede municipal de ensino na cidade.

 A exibição, conhecida também como “a noite de autógrafos” ocorreu no Centro de Convivência do Idoso e contou com a presença do prefeito, Adinan Ortolan, a secretária de Educação, Angelita Ortolan, a coordenadora do Ensino Fundamental e também uma das organizadoras do projeto, Eliane Boteon Pezzatti, a vereadora, Sandra Santos e representando a Editora Adonis, a senhora Magali Comelato.

 O incentivo à leitura e o aperfeiçoamento da escrita é um requisito básico e essencial, assim destacou o prefeito Adinan Ortolan em seu discurso durante a cerimônia. “Acredito que a questão da leitura é muito importante, ler é você viajar sem sair do lugar, e escrever é fazer as outras pessoas viajarem. A pessoa que escreve ela aprende muito mais e desenvolve sua criatividade e a produção deste livro é uma missão de dever cumprido, em que os familiares têm que ficar muito orgulhosos e mostrar para os amigos o que seus filhos fizeram ao longo do ano e guardar como recordação deste momento importante da vida de cada aluno”, relatou.

 A secretária de Educação, Angelita Ortolan comentou que depois da visita dos alunos na editora, eles começaram a explorar a criatividade, a desenvolver e aprimorar a leitura e escrita na sala de aula, além de favorecer o desenvolvimento artístico coletivo e a imaginação. “Este trabalho teve início em março quando os alunos foram visitar a Editora Adonis e puderam conhecer de perto “como nasce um livro”, através do contato com o setor de arte, fotolito, estoque, impressão, corte, acabamento e até mesmo a contação de história”, explicou a secretária.

 Ao longo da cerimônia, os estudantes foram chamados no palco para receberem seus livros junto aos seus professores de artes, diretores e coordenadores de cada escola. A coordenadora, Eliane Boteon Pezzatti aproveitou para comentar sobre o projeto. “Em 2009, quando o prefeito, Adinan ainda era secretário de Educação no município, ele trouxe esta ideia para as escolas da cidade, a fim de aprimorar o gosto pela leitura e a oportunidade de transformar nossos alunos em autores de sua própria obra. Por isso é que no ano passado retomamos o projeto, para que cada estudante possa levar uma recordação da turma e participar de muitas outras habilidades e emoções através de cada página desse livro”, ressaltou Eliane. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários