Por: Renan Isaltino | Publicado em 12 de dezembro de 2018

Compartilhe

 Médico Luís César Giorgetti também será homenageado com Medalha e Diploma

 Duas homenagens foram aprovadas pelos vereadores na sessão ordinária dessa segunda-feira, 10 de dezembro. Das propostas, uma concede a Medalha Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem Tatuiby” acompanhada do Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira ao médico Luís César Giorgetti, e a outra dá o nome de Emiliano Bernardo ao Teatro Vitória.

 Medalha e Diploma

 O Projeto de Decreto Legislativo 50/18, de autoria do vereador Toninho Franco (PR), concede a Medalha Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem Tatuiby” e também o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira ao médico Luís César Giorgetti, em reconhecimento aos serviços prestados ao município, segundo o propositor, sem visar lucros ou interesses pessoais.

 Natural de Limeira (SP), Luís graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu, na UNESP, em 1992; na mesma universidade especializou-se em Cardiologia através de Residência Médica e estágio integrado à Residência no Instituto do Coração, Faculdade de Medicina da USP. Atuou como médico no exército, na Policlínica, no Pronto Socorro e UTI da Unimed, do Hospital Beneficente Limeirense, da Santa Casa de Limeira, da Santa Bárbara D’Oeste e de Leme. Atualmente desempenha sua especialidade em seu consultório particular, além de ser membro clínico do Hospital Unimed de Limeira, no qual é médico cooperado.

 O homenageado, segundo Toninho, destaca-se na área da filantropia, especialmente através do “Lions Club de Limeira – Norte”, do qual faz parte há anos. Ainda de acordo com o vereador, Luís realiza trabalhos voluntários em auxilio ao Dispensário Dom Barreto, da Igreja São Sebastião, em apoio a campanhas de coleta de alimentos em prol dos mais necessitados e atividades em prol do desenvolvimento e fortalecimento das atividades relacionadas à medicina em Limeira.

 “Com reputação intacta e condutas pessoais e profissionais irrepreensíveis, Luís tem em sua biografia características éticas na defesa dos postulados democráticos em favor da cidadania e dos direitos humanos e sociais”, justiçou o propositor.

 Emiliano Bernardo

 Através do Projeto de Lei 164/18, de autoria do vereador Dr. Marcelo Rossi (PSD), Emiliano Bernardo da Silva terá seu nome imortalizado no Teatro Vitória, que agora será denominado Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva. Natural de Limeira (SP), Emiliano faleceu em 2017, data em que completaria 93 anos, deixando filhos, netos e bisnetos.

 Com baixa renda, o homenageado concluiu os estudos do ensino fundamental e médio através de bolsas de estudos no Colégio São José, Colégio Estadual de Rio Claro e Colégio Santo Antônio. Neste último, de acordo com o propositor, Emiliano foi aclamado o primeiro “rei” dos estudantes pela sua popularidade, simpatia, inteligência e atitudes idôneas e firmes. Trabalhou em algumas organizações até chegar ao Banco do Brasil, através de um concurso público em 1994, onde permaneceu por 30 anos e se aposentou como coordenador. Com a aposentaria surgiu, então, o artista Emiliano.

 De acordo com o projeto, o homenageado tinha entre suas paixões o cinema e a música. Durante a adolescência ele teria prestado serviços aos estabelecimentos para conseguir suas entradas, trabalhado como sonoplasta no Teatro da Paz e lutado pelo direito ao pagamento de meia entrada para estudantes. Na música, participou de bandas do Colégio Santo Antônio e festas escolares.

 Nos anos 50, integrou o grupo de teatro amador do Nosso Clube, pioneiro junto ao Clube Ítalo e dedicou-se nesta época a pesquisar dramaturgia, técnicas de caracterização e cenografia tornando-se diretor da equipe. Luís ainda escreveu peças teatrais, músicas e iniciou carreira na fotografia com o Cine Foto Clube, devido ao amplo interesse pela arte. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários