Por: Renan Isaltino | Publicado em 13 de dezembro de 2018

Compartilhe

 O curso é oferecido pelo município por meio de um convênio

 Os alunos da primeira turma da Escola de Construção Civil – modalidade pedreiro – receberam seus certificados, nesta quinta-feira (13), das mãos do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, e da secretária de Habitação, Marcela Siscão. Também participaram da cerimônia, realizada na Fábrica de Mobiliário Urbano de Limeira (Famul), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o professor do curso, o engenheiro civil da prefeitura, Neil Amstrong Tavares de Carvalho, e o Major Oliveira, da Polícia Militar, além de familiares dos alunos e servidores.

 O curso é oferecido pelo município por meio de um convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), em parceria com Fundo Social de Solidariedade de Limeira e a Secretaria de Habitação. Foram 60 horas de capacitação, com aulas teóricas e práticas e informações básicas para leitura de projeto, assentamento de alvenaria e instalação hidráulica. Essa primeira capacitação contou com participantes selecionados pela Habitação e pelo Ceprosom.

 Roberta Botion agradeceu a parceria com a Secretaria de Habitação. “Foi uma parceria fantástica e chegamos aqui com esses formandos, que foram capacitados, e, com certeza, com muito sucesso. Fico feliz por vocês”, falou. Ela destacou, ainda, a participação de mulheres no curso. “Vocês vão contribuir muito com o mercado de trabalho e, tenho certeza, esse curso vai agregar muito na vida de vocês.” A presidente também afirmou que no ano que vem a parceria vai continuar.

 O vice-prefeito Dr. Júlio, representando o prefeito Mario Botion, citou a satisfação da realização desse curso no sentido de oferecer capacitação para colocação no mercado de trabalho. “Ficamos muito felizes por propiciar esse curso. Vocês receberam uma capacitação que permite que vocês sejam incluídos no mercado de trabalho. Portanto, que 2019 seja um ano de oportunidades.” Dr. Júlio enalteceu, ainda, a dedicação das mulheres durante o curso.

 A secretária Marcela Siscão destacou que a Habitação identificou a necessidade de potencializar a parceria dentro do programa de Assistência Técnica da pasta, que atende famílias por meio de projetos e acompanhamento de obras. “Nós temos uma demanda por capacitação de mão de obra, tanto das famílias, que podem construir e reformar sua própria casa, quanto para o mercado”, ressaltou. Marcela também enfatizou a participação feminina no curso. “Existe espaço para as mulheres nesse mercado também e acho importante que vocês desbravem esse espaço.”

 O sucesso das parcerias com o Governo do Estado de São Paulo foi observado por Aucélia. “Nesses dois anos do governo Mario Botion, temos articulado diversas ações com o Estado, trazendo cada vez mais capacitação para Limeira”, comentou. “Estamos batalhando para que todos os cursos oferecidos pelo Fundo do Estado venham para Limeira.” Ela também parabenizou todos os participantes do curso pelo empenho e desejou sucesso a eles.

 Neil Amstrong comentou que o curso foi proveitoso. “Tivemos ajuda de alguns que já atuam na área, o que foi interessante, pois trocamos muitas experiências”, disse. O Major Oliveira falou da dificuldade de encontrar mão de obra qualificada na área de construção civil e que os formandos têm esse diferencial. “Esse curso se traduz em oportunidade para que vocês que querem abraçar uma nova profissão ou mesmo adquirir conhecimentos para cuidar da própria casa ou construir a sonhada casa. São raras as oportunidades como essa. Parabéns a todos, e muito sucesso”, falou.

 Para a formanda Daiana Neves da Silva, o curso foi uma realização na sua vida. “Meu sonho é construir minha casa, do meu jeito”, contou. Segundo ela, a capacitação contribuirá também com outras oportunidades, como um emprego e até ajudar pessoas que precisam. “Foi uma grande oportunidade. Meu sentimento é de gratidão por terem acreditado em nós. Nós persistimos muito”, falou. O formando Fausto Claro de Araújo agradeceu especialmente ao professor. “É uma porta a mais que se abre no mercado para nós. Nós nos sentimos muito agradecidos”, afirmou. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários