Por: Renan Isaltino | Publicado em 29 de janeiro de 2019

Compartilhe

 O objetivo do cursinho é preparar alunos

 A Prefeitura de Limeira abrirá, na sexta-feira (1º), as inscrições para o curso preparatório para vestibular Colmeia. Serão oferecidas 350 vagas para estudantes residentes em Limeira sem nível superior e com renda familiar mensal “per capita” que não exceda o valor de dois salários mínimos. As inscrições poderão ser feitas até 22 de fevereiro. O objetivo do cursinho é preparar alunos para os vestibulares das universidades e faculdades públicas. Decreto do prefeito Mario Botion que regulamenta o cursinho neste ano foi publicado no Jornal Oficial do Município desta terça-feira (29).

 As inscrições devem ser feitas por meio do hotsite da Secretaria de Educação (www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/educacacao), no link “Inscrição para Cursinho Pré-Vestibular Colmeia”, no menu Navegação. Os interessados devem imprimir e preencher os formulários disponíveis no link, que, junto dos documentos necessário, deverão ser entregues no Setor de Serviço Social Educacional, localizado no Centro de Formação do Professor no Parque Cidade (Rua João Kühl Filho, s/n, Vila São João).

 O manual de orientações sobre os documentos necessários (do candidato, residentes da casa do candidato e da moradia) também estará disponível no site da Prefeitura. Uma comissão será criada para recebimento da documentação e avaliação dos requisitos. Além disso, o próprio site, após a inscrição, agendará um dia e horário para uma entrevista com a comissão de avaliação. Depois de deferidas as inscrições, o candidato passará por uma prova classificatória no dia 27 de fevereiro, na FCA Unicamp. O resultado da prova e a data de início das aulas serão divulgados no site da prefeitura.

 Neste ano, serão oferecidas duas modalidades de cursos de estudos pré-vestibulares: o extensivo, com duração de dois semestres, com três turmas vespertinas e quatro turmas noturnas; e semi, com duração de um semestre, com um curso de estudos pré-vestibulares (noturno), para duas turmas. As vagas para o curso semi serão preenchidas seguindo a lista de espera do Vestibulinho. Ao todo, serão oferecidas 350 vagas para o ano letivo de 2019.

 As aulas serão ministradas por graduandos, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp).

 PARCERIA

 O Cursinho Pré-Vestibular Colmeia é organizado pela Secretaria de Educação, em parceria com o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. Desde 2014, o curso tem garantido que cada vez mais jovens sejam aprovados em vestibulares de universidades públicas, Programa Universidade Para Todos (Prouni) e em processos seletivos e empresariais. Em 2018, 58 estudantes que participaram do programa foram aprovados em algum processo seletivo.

 Segundo a chefe do Serviço Social Educacional da Secretaria de Educação, Maria Helvira Arantes Hansen Martins, um dos objetivos do curso é proporcionar que os estudantes ingressem em universidades ou cursos profissionalizantes, que estimulem a autoestima, a capacidade crítica, sociabilidade e a cidadania, para que possam participar de processos de seleção e ingresso no mercado de trabalho. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários