Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de fevereiro de 2019

Compartilhe

 O equipamento fica na Praça 1º de Maio

 O alambrado da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp) recebeu no início deste mês o plantio de trepadeiras. Além de proporcionar um ambiente mais agradável para estudantes e para a população, as plantas servem a um outro intuito: alimentar as abelhas das 12 colmeias que compõem o Meliponário Urbano de Limeira Ypy. O equipamento fica na Praça 1º de Maio. Em janeiro, foram plantadas flores no local com o mesmo objetivo.

As mudas foram doadas pelas empresas Flora Juliano e Dieberger, e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura intermediou a ação. O plantio foi realizado por reeducandos do Centro de Ressocialização de Limeira, acompanhados pela Polícia Militar. O Meliponário Urbano Ypy foi idealizado pelo capitão da PM Costa Pereira e tem por objetivo criar um ambiente de educação ambiental, reforçando a preservação das abelhas e a importância delas para o meio ambiente.

MELIPONÁRIO URBANO

Trata-se de um espaço público em que serão colocadas colmeias e enxames de abelhas meliponas, que são nativas, não possuem ferrão e são dóceis. O equipamento começou a ser instalado no segundo semestre do ano passado na Praça 1º de Maio, no Jd. Morro Azul, próximo à Base da PM e da FCA/Unicamp. A expectativa é que sejam colocadas no local 15 colmeias distintas.

A área destinada ao Meliponário Urbano é de 20 m², protegida com grades largas para possibilitar a entrada e saída das abelhas. Haverá ainda comunicação visual sobre o projeto com identificação das abelhas e informações para a população. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários