Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de fevereiro de 2019

Compartilhe

 A dengue é uma preocupação constante 

 Cerca de 150 agentes comunitários de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Limeira, terão trabalho voltado prioritariamente à prevenção do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (14), durante reunião entre a direção da Secretaria de Saúde e enfermeiros coordenadores das UBSs.

 Na prática, trata-se de um desdobramento do decreto publicado quarta-feira (13) no Jornal Oficial, em que o prefeito Mario Botion instituiu no município o “Estado de Alerta” e o “Gabinete de Prevenção e Emergência no combate ao Aedes aegypti”. “A dengue é uma preocupação constante em nossa gestão, desde 2017, estamos reforçando as ações de controle e prevenção”, afirmou Botion. “Nesse momento, em que há circulação do vírus do tipo 2 no Estado e alto índice de infestação de larvas do mosquito dentro das residências, estamos reunindo todos os esforços para eliminar os criadouros e diminuir o risco de uma nova epidemia”, complementou.

 Segundo a diretora de Atenção Primária da pasta, Camila Rezende Moreno, a ideia é intensificar as visitas dos agentes comunitários de saúde às residências, auxiliando o trabalho de controle e prevenção à dengue.

 Pelo novo sistema, um integrante de cada equipe comunitária de saúde, composta geralmente por quatro agentes, continuará ligado às rotinas internas da UBS. Os demais, passarão a atuar especificamente nas ruas, dentro da área de abrangência da unidade. Atualmente, o município dispõe de 194 agentes comunitários de saúde e aproximadamente 150 serão destacados para a prevenção.

 Camila esclareceu que a medida será válida por três meses, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. Todo o cronograma de visitação dos agentes será coordenado pela chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, sendo que o trabalho de campo ocorrerá das 8h às 17h, incluindo intervalo de almoço.

 EXAMES

 Outra medida anunciada diz respeito à ampliação do horário de coleta dos exames de sangue para diagnóstico da dengue. Tanto nas UBSs quanto no Centro Municipal de Patologia Clínica, conhecido como “Laboratório Municipal”, a coleta será estendida das 7h às 14h.

 Camila ressalta que a ampliação do horário será válida somente para a coleta dos exames da dengue, são eles: o NS1 (nos primeiros três dias de início dos sintomas) e a sorologia (indicado a partir do sétimo dia). “O intuito desse novo horário é facilitar o diagnóstico da doença. O paciente que procurar a unidade de saúde poderá ser atendido e fazer a coleta do exame logo na sequência”, comentou.

 Ainda na reunião, o enfermeiro da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lucas dos Santos, reforçou a necessidade de os pacientes fazerem a coleta dos exames para confirmar ou descartar a suspeita de dengue. Essas informações, segundo Lucas, são importantes para orientar os serviços de controle e prevenção à doença, bem como as demais ações de saúde. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários