Por: Renan Isaltino | Publicado em 18 de fevereiro de 2019

Compartilhe

 O evento ocorreu na própria sede da instituição

 O prefeito Mario Botion participou nesta segunda-feira (18) da cerimônia em comemoração aos 124 anos de fundação da Santa Casa de Limeira. O evento ocorreu na própria sede da instituição e reuniu autoridades e funcionários do local. O hospital é referência no atendimento de saúde para 26 municípios da região e, em média, recebe 5 mil pessoas por dia, entre consultas, exames, internações, entre outros.

 Ao lado do deputado federal Miguel Lombardi e do provedor da Santa Casa, José Roberto Piccinin, Botion destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Santa Casa. “Agradeço à iniciativa do Cel. Gordinho, que certamente não imaginava o tamanho e a qualidade do serviço prestado pela Santa Casa na época de sua fundação”, disse. O Cel. Antonio Mariano da Silva Gordinho fundou a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, em 17 de fevereiro de 1895, para atender às vítimas de epidemia de varíola, bexiga e febre amarela.

 Botion fez referência à dedicação dos cerca de 1.200 colaboradores e dos 400 médicos e residentes que atuam na unidade. “Espero que a Santa Casa continue sendo referência na área de saúde”. E ainda, comentou positivamente o trabalho do atual provedor, que segundo ele, trouxe a experiência da área empresarial para a gestão da saúde.

 Miguel Lombardi, por sua vez, falou da satisfação de comparecer à cerimônia e da relevância dos atendimentos prestados pelo hospital, sobretudo aos pacientes do SUS. “O que seria da nossa população sem esse trabalho maravilhoso” – questionou. Na ocasião, o deputado também falou da dificuldade enfrentada pelos hospitais filantrópicos, incluindo as Santas Casas de todo país, em razão da defasagem dos repasses financeiros do SUS. “Que Deus abençoe o caminho de vocês”, disse aos integrantes do hospital.

 A funcionária mais antiga, e atualmente, diretora operacional do hospital, Terezinha Aparecida Guarnieri falou sobre a “paixão” pela Santa Casa. “Estou aqui há 45 anos. Espero que a cada dia possamos fazer ainda mais. Agradeço a cada um dos funcionários que já passou por aqui”, afirmou. Terezinha salientou a fase de “evolução” do hospital, apesar das dificuldades enfrentadas. No ano passado, o hospital reinaugurou o Centro de Oncologia de Limeira, o COL, ampliando a capacidade de atendimento nas áreas de radioterapia e quimioterapia.

 Também compareceram à cerimônia, o secretário de Saúde, Vitor Santos, o secretário-chefe de Gabinete, Edison Moreno Gil, os vereadores Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), Erika Tank, Lu Bogo, Mayra Costa, Estevão Nogueira, Claudemir Vieira (Mir do Lanche) e Wagner Barbosa. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários