Por: Renan Isaltino | Publicado em 22 de março de 2019

Compartilhe

  O programa “Balaio Trançado de Histórias” é apresentando semanalmente aos sábados

 “Nós crianças da Emeief Limeira, gostaríamos de presentá-lo com esse livro produzido por nós. Que ele sirva de inspiração para o senhor governar a cidade.” As palavras são da aluna da Emeief, Beatriz Silva, para o prefeito Mario Botion, que recebeu, das mãos da criança, a releitura do livro “Se Criança Governasse o Mundo”. De autoria de Marcelo Xavier, o livro foi customizado pelos alunos do 1º ano da escola. A entrega do exemplar aconteceu durante o evento literário em comemoração ao Dia Internacional do Contador de Histórias, realizado hoje (22), na Biblioteca Pedagógica.

 O texto do livro foi lido pelas crianças durante a gravação do programa “Balaio Trançado de Histórias”, da rádio Educativa FM de Piracicaba. Com apresentação da contadora Carmelina de Toledo Piza, o programa entrevistou a contadeira de histórias, Dalva Franceschi, mãe da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Botion, que também marcou presença no evento. Também participaram o secretário de Educação, André De Francesco, a diretora pedagógica Adriana Capicotto e a bibliotecária Taciana Alvares.

 “Um pedido como esse, das crianças, nos enche de orgulho e nos dá mais responsabilidade para continuar fazendo a gestão do nosso município, buscando a prosperidade dos nossos cidadãos”, falou o prefeito Mario Botion após receber o livro dos alunos na abertura do evento. “Tudo o que estamos fazendo, no fundo, é para nossas crianças. O legado que deixaremos é para eles.” O prefeito também destacou a importância de eventos como esse e como eles trazem bons frutos para as crianças e incentivam a leitura, fundamental nas vidas dos alunos.

 André De Francesco falou que as histórias contadas por esses profissionais ajudam as crianças e irem para lugares onde, eventualmente, elas nunca foram. “Trazer essa realidade e incentivar a imaginação da criança é fundamental para fazer com o que ela possa explorar, de outras maneiras, o conhecimento que ela adquire em sala de aula”, comentou. “O contador de histórias faz muita diferença na vida das crianças, assim como a leitura, que é a base de tudo e do conhecimento.”

 Dona Dalva, que foi entrevistada pelo programa “Balaio Trançado de Histórias”, da rádio Educativa de Piracicaba, falou da importância de se contar histórias. “É um momento de muita alegria pra mim. Contar histórias é viver, pois a faz parte da vida. Um homem que não tem histórias para contar, não viveu. Eu aprendi isso com meu pai, que me ensinou o gosto pela leitura. Ele me dizia: ‘feliz é o homem que tem histórias para contar’.” Durante a entrevista, ela falou sobre o papel de contadeira de histórias e sobre a leitura.

 O programa “Balaio Trançado de Histórias” é apresentando semanalmente aos sábados pela contadora Carmelina. Ela agradeceu o convite da Biblioteca Pedagógica para gravar o programa em Limeira. “Fico muito feliz de estar aqui, mostrando o trabalho e homenageando todos os contadores de história”, afirmou. Ela explicou que o contador tem o papel de despertar o imaginário nas crianças através das histórias, que são importantes por trabalharem o inconsciente e despertarem a leitura.

 Durante o dia do evento literário, participaram os alunos das escolas municipais Ceief Gov. Mário Covas, Ceief Padre Maurício Sebastião Ferreira, Emeief Bairro dos Lopes, Emeief Limeira, Emeief Mário de Souza Queiroz Filho, Emeief Prof. José Roberto Braz, Emeief Profa. Egle Maria Ciarrochi e Emeief Profa. Evangelina Mauro. As comemorações também contaram com pipoca e algodão-doce.

 FORMAÇÃO

 Ainda nesta sexta-feira, também em comemoração ao Dia Internacional do Contador de Histórias, Carmelina e o contador Anderson Brongna, ministraram a oficina “Histórias para encantar a sala de aula”. Mais de 130 profissionais, entre coordenadores pedagógicos, professores, técnicos da Secretaria de Educação, monitores e estagiários, participaram da iniciativa. Na ocasião, foram passadas técnicas de contação para trabalhar com as crianças em sala de aula.

 Carmelina explica que não bastante decorar a história, os profissionais precisam memorizá-la para que ela seja contada de forma dinâmica e com alegria. “É importante que eles criem uma introdução da história que será contada, para que haja um encantamento por parte das crianças. É algo que facilitará no momento da contação”, esclarece. Autora de mais de 10 livros, Carmelina é pós-graduada em “Arte de Contar Histórias”, pela Faculdade Campos Elíseos e Mestra em Educação pela Unisal. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários