Por: Renan Isaltino | Publicado em 25 de abril de 2019

Compartilhe

 Objetivo é conhecer estrutura da unidade de saúde

Os cinco vereadores da Comissão de Saúde da Câmara promoveram uma visita ao Hospital Santa Casa de Limeira, na manhã dessa quinta-feira, 25 de abril. O objetivo da visitação era conhecer a estrutura, as potencialidades e as dificuldades da unidade de saúde. Outra finalidade da Comissão é construir um diálogo entre o hospital e as demais unidades de saúde da cidade.

A diligência foi acompanhada pela diretora Operacional, Therezinha Guarnieri, pela diretora Clínica, médica Soraia Drago Menconi, e pela assessora de imprensa e coordenadora do Hospital Ensino, Mayara Singh Diório. Os vereadores e os representantes do hospital conversaram sobre a logística de funcionamento do hospital, a fila de espera, o funcionamento dos protocolos e a triagem.

Um dos pontos discutido foi a utilização do hospital para procedimentos mais simples, o que acaba superlotando a Santa Casa, enquanto que o correto é os pacientes procurarem as unidades básicas de saúde (UBS) e os pronto-atendimentos (PA) nos bairros. Limeira dispõe de quatro unidades de pronto-atendimento 24 horas nos bairros Parque Hipólito, Nossa Senhora das Dores, Aeroporto e Abílio Pedro. Segundo a diretora, essa é uma questão cultural e ainda falta muita informação para a população sobre como utilizar os serviços básicos de saúde.

Uma sugestão apresentada pela diretora é a realização de campanhas de conscientização junto à população e explicar os caminhos e as portas para atendimento médico. Para melhor esclarecer a população, o Hospital Santa Casa, por sua vez, possui a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC), que funciona como uma espécie de ouvidoria e canal de esclarecimento para pacientes e familiares.

Hoje, o hospital faz cerca de 400 atendimentos por dia no Pronto Atendimento. Além disso, é referência para mais de 40 municípios em procedimentos de alta complexidade. Também é referência em residências médica.

No hospital, os vereadores visitaram vários setores, entre eles a Pediatria, a Área de Emergência, o Centro Cirúrgico, a UTI, o Banco de Leite Humano, o Centro Obstétrico, a UTI Neonatal, a Maternidade, a Unidade Coronária e Recuperação Cardíaca, além de clínicas, consultórios e enfermarias.

Presidente da Comissão, a vereadora Dra. Mayra Costa (Cidadania) avaliou positivamente a diligência. “A visita foi muito boa para os vereadores saberem como funciona a Santa Casa, entenderem qual o papel dela como instituição de saúde no nosso município, além de conhecerem como funciona a parte administrativa e as necessidades do hospital”, disse.

A parlamentar também ressaltou o papel da Comissão de Saúde para unir os vários setores de saúde. “Agora é a gente se reunir com esses atores, ou seja, os representantes da Santa Casa, onde foi feita a primeira visita, da Secretaria Municipal da Saúde e das unidades básicas de saúde, para trilhar um caminho e construir uma ponte entre esses setores. Nesse sentido, o intuito maior é construir uma política pública efetiva para o município, independente de qual governo”, afirmou.

A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é formada pelos vereadores Dra. Mayra Costa, presidente; Dr. Rafael Camargo (MDB), vice-presidente, e Erika Tank (PR), secretária, além de Constância Felix (PDT) e Carolina Pontes (PSDB). (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários