Por: Renan Isaltino | Publicado em 25 de abril de 2019

Compartilhe

 A feira é organizada por professores e alunos

Estimular a busca pelo conhecimento e preparar alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), são os objetivos de uma feira que já virou tradição na Emeief Profª Maria Aparecida de Luca Moore. Organizada pelos professores e alunos do 5º ano, a mostra reúne exposições sobre o sistema solar, instrumentos de pesquisa espacial, a Lua e suas fases, dia e noite e até estações do ano. A 4ª edição da feira começou nesta quinta-feira (25) e vai até esta sexta (26). Mais de mil alunos da escola e de outras unidades devem participar dos dois dias do evento.

A Feira de Astronomia e Astronáutica teve início em 2016 e a ideia surgiu após a participação dos alunos na OBA, desde 2014, apenas com algumas salas. No ano seguinte, em 2015, toda a escola passou a participar da competição, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). “Vemos nessa feira uma oportunidade de envolver as crianças em um trabalho de ciência que vai além do livro, da lousa e do giz. É uma iniciativa que leva as crianças para uma experiência de busca de informações”, destaca a vice-diretora da escola, Simone Landa Bertanha.

A profissional explica que o trabalho começa antes da feira, com a organização do evento. Segundo ela, o conteúdo é associado de forma experiencial, preparando os alunos para a olimpíada, e está dentro das diretrizes do currículo escolar da rede municipal. “O mais interessante é que sai da questão da aula expositiva e mecânica, e se torna um conteúdo que fica. A criança sabe que ajudará na prova, mas ela não faz apenas pela prova, ela faz pela experiência”, comenta. Simone salienta que os professores também têm papel importante nesse sentido. “Eles fazem um trabalho de mobilização antes e instigam o desejo de aprender e de curiosidade nos alunos.”

Uma das professoras organizadoras do evento, Ana Paula de Barros, conta que a criançada fica na expectativa para organizar e participar, tanto da feira, como da OBA. “Essa iniciativa tem a intenção de consolidar o que eles aprenderam, mas vamos além do conteúdo da prova e do currículo escolar. Nós exploramos com eles vários temas”, comenta. Ela descreve que, além das exposições, as crianças podem responder um quiz, no site da OBA. “Tem trazido muitos resultados. No ano passado, nossa escola foi recordista em premiações da OBA, com 25 medalhas, cinco delas de ouro”, afirma. Neste ano, a prova acontece em 17 de maio.

Fabrício de Carvalho Vale, 10, é do 5º ano e ajudou na organização da feira. “Estou achando muito legal e vai ser muito bom para nosso conhecimento e para a prova da OBA”, conta. Ele fez a apresentação do buraco negro e também sobre foguetes. Ele participou da OBA no ano passado, mas não achou a prova difícil. “Tem assuntos legais e interessantes sobre o espaço.” Fabrício foi medalha de prata na última edição. “Eu amo esse assunto e levo para meus pais o que aprendo sobre isso”, afirma.

Kelly Isabely, 10, também ajudou a organizar o evento. Ela foi responsável por algumas das maquetes apresentadas durante a feira. “Eu gostei muito de participar, pois aprendemos muito mais. Tenho dois irmão, eu sou a filha do meio, e sempre estou falando para eles o que aprendo.” A expectativa da aluna para a prova da olimpíada é grande, já que é a primeira vez que ela participará. Rakelly da Silva, 10, tem grandes expectativas também, mas para o futuro. “É muito legal participar, pois podemos aprender mais sobre planetas e até, quem sabe, quando crescermos, sermos astronautas”, fala.

A feira continua nesta sexta-feira (26). No sábado (27), haverá a “Ação pela Cidadania”, do Isca Faculdades, que acontecerá na escola, que faz parte do programa Escola Cidadã, que propõe a utilização dos espaços das unidades escolares aos fins de semana. Além das atividades que já acontecem na Emeief Luca Moore, o Isca oferecerá atendimento social e jurídico, além de diversas oficinas. A exposição da Feira de Astronomia e Astronáutica também estará aberta para a população. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários