Por: Renan Isaltino | Publicado em 25 de abril de 2019

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 O Samu é administrado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde

 Nove minutos. Esse é o tempo em que as ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência de Limeira (Samu 192) levaram, em média, para atender aos chamados registrados em todo o mês de março. Nesse período, o Samu recebeu 1.885 ligações, e desse total, 1.361 necessitaram do deslocamento de socorristas. O tempo de atendimento variou conforme a distância, o trânsito e as condições da via, mas em alguns casos, as viaturas chegaram até a vítima em apenas 1 minuto.

A procura pelo serviço concentrou-se das 10h às 12h, com 202 chamados, e das 12h às 14h, com 205 registros. Sextas, sábados e domingos foram os dias de maior movimento, com 288 ligações às sextas, o mesmo total aos sábados e 287 aos domingos. “São dias mais propensos ao consumo de álcool”, observou a diretora de Urgência e Emergência do Samu, Maria Fernanda Olívio Dionizio. Ela salientou, ainda, que a agilidade no atendimento e o volume de ocorrências mostram a relevância do serviço prestado à população.

O Samu é administrado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde. O serviço atende casos de urgência e emergência clínicas, como crises convulsivas, traumas decorrentes de acidentes de trânsito, casos obstétricos e psiquiátricos, entre outros. Para garantir a vida do paciente durante o transporte até o hospital, o Samu é equipado com cinco ambulâncias. Uma delas fica em Cordeirópolis, município que também está no perímetro de atendimento do Samu Limeira.

Nas situações de menor risco, a Central de Regulação aciona uma ambulância de suporte básico, com técnico em enfermagem e motorista. Já as ocorrências de maior complexidade são atendidas pela ambulância de suporte avançado, integrada por médico, técnico de enfermagem e motorista.

Segundo Fernanda, as ambulâncias possuem todos os equipamentos necessários para o primeiro atendimento à vítima, como cardioversor, respirador, bomba de infusão, entre outras. Toda a infraestrutura disponível permite até mesmo a realização de pequenas cirurgias.

Atualmente, o Samu conta com 24 médicos, 15 técnicos de enfermagem e cinco enfermeiros, que se dividem em plantões para oferecer atendimento 24h por dia, sete dias por semana. Há, ainda, 20 motoristas, sete telefonistas, cinco operadores de rádio, dois assistentes administrativos e três auxiliares, totalizando 81 pessoas. Fernanda ressalta que os profissionais do Samu são altamente qualificados e que o investimento em capacitação e treinamentos é constante. “Temos um serviço diferenciado, que é fundamental para o município”, disse.

Central

As chamadas ao Samu, feitas pelo telefone 192, são atendidas pela Central de Regulação, uma sala onde trabalham um médico, duas telefonistas e um operador de rádio. Inicialmente, uma telefonista anota nome e idade do paciente, queixa principal e endereço da ocorrência. Na sequência, a ligação é encaminhada ao médico de plantão, que avalia a gravidade do caso, dá as orientações sobre os primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada.

O gerente de Divisão do Samu, José Ricardo Olivier, salienta que essas ligações são gravadas e arquivadas em um sistema informatizado. O arquivo fica à disposição da coordenação do Samu e pode ser consultado a qualquer momento para eventuais auditorias. Ele informou, ainda, que relatórios semestrais, com detalhes de todas as ocorrências, são encaminhados ao Ministério da Saúde para acompanhamento.

INTEGRAÇÃO

Para os treinamentos, o Samu mantém o Núcleo de Educação em Urgência (NEU), voltado à capacitação em urgência e emergência de profissionais de saúde, de escolas públicas e particulares, bem como de toda comunidade. Com auxílio de bonecos para simular ocorrências reais, técnicos do NEU dão orientações que podem fazer a diferença entre a vida e a morte, como no caso de desengasgamentos. No primeiro trimestre deste ano, o NEU já capacitou mais de 800 pessoas, entre profissionais de saúde e população em geral.

A enfermeira e assistente de Capacitação e Humanização da Secretaria de Saúde, Fernanda Cantão Silva, relata que a comunidade escolar vem participando de forma ativa nos treinamentos do NEU, conforme previsto na Lei Lucas. “No período, foram capacitados 217 profissionais de escolas”, disse. Já o projeto “Samuzinho” atendeu a 227 alunos, com ações que vão desde o combate ao trote, acionamento correto do Samu e noções de primeiros socorros.

Serviço:

O Samu funciona em uma sede própria, na Rua Gustavo Dória, 400, Jd. Nossa Senhora do Amparo. O atendimento é feito pelo telefone 192.

Informações sobre o NEU podem ser obtidas pelo telefone 3404-9682 ou pelos e-mails: saude.capacitacao@limeira.sp.gov.br // samulimeira.neu@gmail.com (Da redação portal Notícia de Limeira)


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