Por: Renan Isaltino | Publicado em 25 de junho de 2019

Compartilhe

 O material audiovisual produzido tem como intuito enaltecer as obras de Eva Furnari que possui muitos de seus trabalhos inseridos na vida acadêmica das crianças

 A Semana Eva Furnari, organizada pela Secretaria de Educação, reuniu cerca de 800 alunos do 1º a 5º anos da rede municipal em um evento literário realizado hoje (25), na Biblioteca Pedagógica. Na ocasião, os alunos puderam assistir A produções digitais desenvolvidas pelas próprias unidades além de visitarem a exposição de cartas e o mural de desenhos com personagens conhecidos da autora. O material audiovisual produzido tem como intuito enaltecer as obras de Eva Furnari que possui muitos de seus trabalhos inseridos na vida acadêmica das crianças.

 Coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern acompanhou o evento e cumprimentou todos os envolvidos. Adriana interagiu com as crianças e destacou a importância das obras de Eva no contexto escolar dado a diversidade de gêneros textuais trabalhados em seus livros.

 O evento foi conduzido pela bruxinha Zuzu, uma das personagens mais marcantes de Eva, interpretada pela professora Camila Cazonatto, do setor de Projetos de Leitura Literária da Biblioteca Pedagógica. A presença da bruxinha e do seu gato Miú trouxe o lúdico para os presentes, ambientando-os em meio aos personagens da autora.

A bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares, responsável pela organização do evento, explicou que cada escola elaborou atividades que contemplassem o trabalho desenvolvido nas obras, como cartas, ilustrações e produção textual com a variedade de gêneros textuais disponíveis. “Cada unidade escolar produziu o seu próprio fantoche do Felpo Filva, o personagem mais conhecido entre os alunos. A atividade permitiu que fosse ampliado o conhecimento sobre a vida da autora evidenciando a riqueza de suas obras”.

 A Emeief Maria Aparecida Machado Julianelli, uma das escolas que acompanharam o evento participou de uma troca de cartas com os alunos dos 4º anos do Colégio Portinari. As cartas tem como pano de fundo as apresentadas no livro Felpo Filva. Os alunos dos 3º aos 5º da Emeief trocaram indicações literárias com os alunos do colégio.

 Para fortalecer ainda mais essa troca entre a rede municipal de ensino e a rede particular, a Emeief Maria Aparecida Machado Juanelli realizará nos próximos dias uma visita ao Colégio Portinari.

 Além das diversas atividades, a programação do evento contou com pipoca, algodão doce e a apresentação do “Cantarolando histórias da Eva Furnari” com a contadora Susana Gomes.

 EVA FURNARI

 Eva Furnari é uma autora e ilustradora romana. Nasceu em 1948 e, aos dois anos, veio para São Paulo com a família. Formanda em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo, graduou-se com um estudo sobre livros ilustrados sem texto. Pouco tempo depois, estudou  artes no Museu Lasar Segall, onde lecionou de 1974 a 1979. A ideia de transformar seus traços em ofício só ocorreu na década de 1980.

 Após deixar o trabalho no Museu, a autora buscava uma maneira de se sustentar na capital paulista. Inicialmente, pensou em ilustrar obras de outros autores, mas a Editora Ática encomendou quatro títulos de uma única vez. As obras não agradaram a autora mas a resposta do público foi positiva. Em 1987, Eva ganhou o Prêmio Abril de Ilustrações. Atualmente a autora e ilustradora tem mais de 60 títulos publicados.

 Eva Furnari é a criadora de personagens carismáticos, engraçados e melancólicos. Figuras como o coelho poeta Felpo Filva, o inventor acidental Lolo Barnabé, e a bruxinha Zuzu, que o tempo inteiro está surpresa com os estranhos poderes de sua varinha mágica.

 A semana de atividades contará nos dias 26, 27 e 28 das 8h às 17h com oficinas de dobraduras e de fantoches da bruxinha Zuzu e do gato Miú. Para participar das atividades da Semana Eva Furnari, escolas da rede municipal de ensino e da rede particular devem realizar o agendamento prévio pessoalmente na Biblioteca Pedagógica ou pelo telefone 3404-2438. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários