Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de julho de 2019

Compartilhe

 A obra é fruto de programas da Prefeitura de Limeira, desenvolvidos pela Secretaria de Habitação e Fundo Social de Solidariedade

 O prefeito Mario Botion visitou nesta quarta-feira (17) a construção da futura residência da família Barbosa, no Jd. Res. Antônio Simonetti, em Limeira. A obra é fruto de programas da Prefeitura de Limeira, desenvolvidos pela Secretaria de Habitação e Fundo Social de Solidariedade, mas sobretudo, do empenho da família, que está edificando o imóvel com as próprias mãos. “Estou satisfeito com o trabalho da Secretaria de Habitação e do Fundo Social de Solidariedade que oferecem essa possibilidade de autoconstrução. Espero que essa iniciativa sirva de motivação a outras pessoas que enfrentam limitações financeiras para conseguir a casa própria”, disse Botion.

 Tudo começou em 2015, quando Itamara Barbosa, de 38 anos, e o marido Ezequiel, de 44 anos, adquiriram um terreno por meio do programa  “Lotes Urbanizados” da Secretaria de Habitação. Em 2017, passaram a fazer parte do projeto de “Assistência Técnica” da pasta e foram encaminhados à Olaria Ecológica, onde produziram artesanalmente 13.500 tijolos modulares. O trabalho foi árduo e durou 15 meses. Todo o material necessário à fabricação dos tijolos, feitos com saibro e cimento, assim como o espaço para o processo de “cura” das peças e estocagem, foi disponibilizado pela olaria.

 No ano passado, Ezequiel e a filha Jheyniffer, de 20 anos, participaram da primeira turma do curso de construção civil – modalidade pedreiro, oferecido pelo município mediante convênio com o Fussesp – Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Na capacitação, ambos aprenderam os conceitos básicos de leitura de projeto, assentamento de alvenaria e instalação hidráulica.

 Após o curso, que contou com 20 aulas teóricas e práticas, eles decidiram usar os novos conhecimentos na construção da própria casa. Para tanto, contaram com ampla assistência da Secretaria de Habitação para execução do projeto, que contempla três quartos, incluindo uma suíte, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e jardim de inverno. No total, serão 70 metros quadrados de área construída. “Espero fazer o churrasco de Natal na casa nova”, disse Ezequiel, ao lado da esposa e das filhas que também colocam a “mão na massa” para dar conta de todo o serviço.

 Paralelamente à edificação do novo lar, Ezequiel relata que passou a ser requisitado para fazer pequenas tarefas como pedreiro. Com o pagamento que recebe de seus clientes, ele consegue cobrir as despesas da família e ainda investe o restante na compra de materiais. “É gratificante realizar esse sonho com toda família unida”, disse.

 ASSISTÊNCIA TÉCNICA

 A secretária de Habitação, Marcela Siscão, destaca que Programa de Assistência Técnica atende famílias de baixa renda que estão reformando, ampliando ou construindo suas casas. Estruturado para atender de forma integral as famílias com renda de até três salários-mínimos, o programa é realizado de maneira individualizada pela equipe técnica da pasta e contempla os serviços de elaboração de projeto arquitetônico, projetos complementares, aprovação do projeto legal e acompanhamento da obra, produção de tijolos de solo cimento e a doação de itens disponíveis no Banco de Materiais. “Esse trabalho apresenta bons resultados, ao reunir condições para que o munícipe construa a casa própria”, frisou. Informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3404-9702. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários