Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de julho de 2019

Compartilhe

 Saiba quando procurar o serviço de urgência e emergência

 Você sabe a diferença da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM), da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Estratégia Saúde da Família (ESF)?

 Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Cordeirópolis esclarece à população quais as diferenças e qual situação nós devemos procurá-las. A orientação começa pela Atenção Básica, a porta de entrada preferencial do SUS. As ESFs popularmente conhecidas como postos de saúde, são locais onde o cidadão pode receber os atendimentos gratuitos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além de odontologia, realizações de exames, como eletrocardiograma, papanicolau, testes rápidos de dengue, H1N1, hepatites, HIV, encaminhamentos para diversos exames de apoio e diagnóstico por equipes multiprofissionais, além do acesso a medicamentos, vacinas, entre outras atividades e ações de prevenção e promoção à saúde.

 Na ESF, o médico da saúde da família, pode cuidar do indivíduo em todos os ciclos da sua vida e acompanhar todas as suas necessidades, mas também pode encaminhar para avaliações e consultas de procedimentos eletivos e exames mais específicos com especialistas da rede pública ou em clínicas credenciadas à Prefeitura, por meio de licitação.

 A ESF tem perfil voltado aos atendimentos primários e o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão. A organização de cada ESF, está centrada na promoção e prevenção de doenças observando grupos de moradores de cada território, por meio de agentes comunitários.

 As ESFs resolvem grande parte dos problemas de saúde da população do zoneamento que está sob sua responsabilidade, podemos dizer que em 90% dos casos. É importante observar que a ESFs atuam diretamente nos bairros onde as pessoas vivem, que no caso de Cordeirópolis são 7 unidades de atendimento, ou seja, no Centro, Jardim Progresso, São Luís, Jardim Juventude, Jardim Cordeiro, Jardim Eldorado e Cascalho.

 Já as UPAs, atendem com prioridade às urgências e a emergências dos hospitais do SUS. Essas unidades são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como em casos de vítimas de acidentes e problemas cardíacos. As UPAs dão conta de atender, sem a necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, uma grande parcela dos pacientes que as procuram. Nessas unidades, o usuário é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se preciso, ser removido ao hospital de referência.

 Quando procurar serviço de urgência e emergência?

 Dor abdominal ou no peito;
Febre alta que não melhora com remédio;
Dor por pedras nos rins;
Vômitos repetidos;
Cortes ou ferimentos profundos;
Parada cardíaca, infarto agudo do miocárdio;
Edema agudo de pulmão;
Arritmias;
Acidente vascular cerebral;
Afogamentos;
Choques;
Acidentes;

IMPORTANTE: Nos casos de urgência ligar para o SAMU 192.

 Horários de funcionamento das unidades:
UBS e ESF – Segunda a sexta-feira: das 7h às 16h;
Caps – Segunda a sexta-feira: das 7h às 16h;
UPAM (Hospital) – 24 horas. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários