Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de agosto de 2019

Compartilhe

 O festival é realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e oferece, no total, 15 espetáculos gratuitos para a população

 O XV Festival Nacional de Teatro de Limeira segue com espetáculos neste sábado (17), domingo (18) e segunda-feira (19), no Teatro Vitória e na Praça Toledo Barros. O festival é realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e oferece, no total, 15 espetáculos gratuitos para a população.

 A Cia do Voo de Teatro, de São Paulo (SP), apresenta neste sábado (17), às 20h, no Teatro Vitória, o espetáculo “Kaputt”, com classificação de 16 anos. Kaputt é uma palavra alemã que significa “fragmentado”, “destruído” e pode significar “cabeça” também. Na guerra, por exemplo, os mortos eram contados por cabeça. Também é um poema performático feito por e para quatro atrizes jogadoras que, por meio de uma estrutura fragmentária, destroem e reconstroem tempos e espaços que se (re)configuram por meio de personagens que se desdobram em outras para compor um retrato/mosaico de situações enfrentadas pelas mulheres em ambientes de guerra.

 No domingo (18), é vez da Praça Toledo Barros receber o primeiro espetáculo de rua da programação, “Fuzurufafa Bafafazuru”,da Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente (SP),com classificação livre. O espetáculo traz uma trupe de palhaços que utiliza a mais alta tecnologia e projeta hologramas de artistas famosos evocados pelo público. Nada pode dar errado. Ou pode? Fuzurufafa Bafafazuru é uma trama cheia de surpresas que são a marca do Rosa dos Ventos. A trama é uma brincadeira cheia de confusão de palhaço que resgata as matrizes da linguagem cômica e cênica do grupo. Apresentado no mais alto-astral e estilo rueiro, com músicas e muito improviso, Fuzurufafa Bafafazuru exibe a identidade cômica dos palhaços do Rosa dos Ventos em cenas e números do circo popular brasileiro.

 Ainda no domingo, mas no Teatro Vitória, acontece o espetáculo adulto “Pé na Curva”, às 19h, com classificação de 18 anos. O grupo responsável é Cia de 2, de São José dos Campos. “Pé na Curva” conta a história de Tolo e Infeliz, dois andarilhos que vagam em algum lugar, em algum tempo. Os únicos sobreviventes de um mundo pós-apocalíptico, que através de um sonho foram designados a uma missão, mas por um erro acabaram se perdendo. Agora os dois tentam de todas as formas retornarem ao caminho que os levará a um único destino.

 A programação segue também na próxima semana. Na segunda-feira (19), às 20h, o Teatro Vitória recebe “Vocifera, do Teatro do Kaos, de Cubatão (SP), com classificação de 16 anos. Em sua sinopse o espetáculo traz a reflexão:”Este teatro não existirá mais, e os outros, o que faremos pelos outros?”. Após 30 anos de construção não concluída do teatro municipal da cidade, um hospital tomará seu lugar. Por que devemos decidir entre dois direitos básicos, cultura e saúde? Por que não exigimos o cumprimento de ambos? O espetáculo traz à tona os (des)caminhos da conjuntura política atual. Lança mão de questões aparentemente locais e corriqueiras para fazer uma análise crítica sobre o pensamento conservador pautado no discurso do medo e na violência sistêmica.

 Todos os espetáculos são gratuitos. Nas apresentações, que acontecem no Teatro Vitória, é necessária a retirada de ingressos 1h antes do espetáculo, na bilheteria. O Teatro fica na Praça Toledo Barros, s/n, Centro. O XV Festival Nacional de Teatro de Limeira segue até 25 de agosto, confira a programação completa em: www.limeira.sp.gov.br/sitenovo. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários