Por: Renan Isaltino | Publicado em 15 de outubro de 2019

Compartilhe

 A cerimônia de entrega das medalhas acontecerá em novembro

 Ouro, prata e bronze. O número de alunos premiados neste ano é recorde em Cordeirópolis, segundo a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), instituições responsáveis há 22 anos pela organização da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os testes foram realizados em uma única fase, no mês de maio e 72 alunos do município conquistaram medalhas. Só para ter uma ideia do sucesso dos alunos, professores e das escolas de Cordeirópolis, as provas foram aplicadas em todo o Brasil para mais de 880 mil alunos e cerca de 10 mil escolas participaram. A cerimônia de entrega das medalhas acontecerá em novembro.

 De acordo com a secretária de Educação, Angelita Ortolan, sob a orientação da Secretaria, todos os quintos anos das escolas do Ensino Fundamental se cadastraram e tiveram resultados excelentes, sendo 19 medalhas de ouro, 28 de prata e 25 de bronze. “Em 2017, 14 alunos foram premiados, em 2018, 24 estudantes se destacaram, agora em 2019 o número triplicou, foram 72 conquistas. Este aumento no número de estudantes que se destacaram é devido ao empenho dos gestores e os professores que acreditam que educar é semear com sabedoria e colher com paciência e claro, o esforço e desempenho de cada estudante. Obrigado a todos que se dedicaram e parabéns aos vencedores”, declarou Angelita.

 O objetivo da OBA é levar o conhecimento astronômico correto e atual aos alunos e professores, envolvendo planetários, clubes de astronomia ou de ciências, astrônomos profissionais e amadores em um mutirão astronômico em prol do ensino e da divulgação da astronomia.

 A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários