Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de outubro de 2019

Compartilhe

 Professores, familiares dos alunos e colegas de classe assistiram às disputas

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou nesta quinta-feira (17), no Nosso Clube, as competições da modalidade de xadrez, dos Jogos Escolares 2019. Professores, familiares dos alunos e colegas de classe assistiram às disputas, que contaram com a participação das categorias Sub-11, com 174 alunos, Sub-15, 49, e Sub-17, 51. No total participaram 240 alunos.

 O xadrez surgiu no século seis na Índia, com o nome de Shaturanga, que significa os quatros elementos de um exército. As partidas são disputadas por duas pessoas, cada um com 16 peças, sendo: 1 rei, 1 dama, 2 torres, 2 bispos, 2 cavalos e 8 peões. O principal objetivo é dar o xeque-mate no rei adversário.

 Tiago Dalfré Pizani, 11, participando em seu primeiro ano dos Jogos Escolares, representou a  Emeief Vereador Mauro Sérgio Vieira. Para ele, o principal intuito das competições é ganhar um troféu. “Acredito que minha escola foi muito boa na primeira rodada, creio que temos chance nesse jogo. O mais importante é a participação e tentar ganhar a medalha e o troféu”, observou ele, que confessou que estava nervoso para seu primeiro jogo.

 A professora de Educação Física Adriana Bucci, do Colégio Dinâmico, falou sobre a iniciativa da competição e descreveu a importância dos jogos. “Os alunos adoram os Jogos Escolares, é um momento para saírem da rotina em sala de aula e colocarem em prática o que aprenderam”, disse. Ela ainda ressaltou que as disputas são sempre um desafio divertido e elogiou a participação dos alunos. “Mesmo não levando o troféu, meus alunos já são os melhores do mundo”, completou.

 Claudete Cristina Ribeiro Soares, mãe da Laura  Ribeiro Soares, de 11 anos, diz que a filha já participou de torneios de xadrez na escola, mas que a experiência nos Jogos Escolares tem papel relevante na construção social da menina. “Ela adora xadrez. É um esporte que desenvolve o raciocínio e a concentração e a competição de hoje faz com que as crianças se relacionem e façam amizades umas com as outras”, destacou Claudete.

 As disputas da modalidade continuam amanhã (18) com a participação do Sub-13. Os resultados de hoje e a programação dos Jogos Escolares podem ser encontrados no link: http://servicosonline.limeira.sp.gov.br/jogos2019/cntPublicacoes/cntPublicacoes.php (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários