Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de outubro de 2019

Compartilhe

 A iniciativa tem como tema “Histórias que Ensinam”, e contará com a presença de 700 alunos da rede municipal de ensino

 A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca será comemorada da melhor forma possível: com diversas contações de histórias durante um evento literário no dia 22 de outubro, das 8h às 17h. Promovida pela Biblioteca Pedagógica, a iniciativa tem como tema “Histórias que Ensinam”, e contará com a presença de 700 alunos da rede municipal de ensino. Além disso, no Teatro Nair Bello, educadores, pais e interessados poderão bater um papo com contadores de histórias para entender um pouco sobre a arte de contar histórias.

 O evento terá uma programação com “Estações por Gêneros Literários”, oferecidas pela manhã para uma turma de alunos e à tarde para outra. A abertura está marcada para 8h30, com a contação de “Caju, uma história de amor”, por Carmelina de Toledo Piza. Para às 13h30, a contadora apresenta a contação do livro “O trem da amizade”, do autor e ilustrador Wolfgang Slawski. As atividades chamadas de “Estações Literárias” acontecerão ao mesmo tempo com seis sessões de contação de histórias de gêneros literários diferentes: poesia, contos, fábulas e lendas para turmas de alunos no período da manhã, a partir das 9h, e à tarde, a partir das 14h, para outros grupos de alunos.

 Junto às sessões de contação de histórias, os alunos confeccionarão um recurso auxiliar, como fantoches, cenários, construção com sucatas, desenhos e painéis, além de receberem um exemplar do livro utilizado na contação de histórias em cada estação literária. “A ideia é potencializarmos a formação de um novo leitor, oportunizando o acesso ao livro e incentivando o gosto pela leitura por meio da imaginação e do lúdico”, salienta a bibliotecária Taciana Lefcadito Alvares, responsável pela programação.

 Os livros que serão entregues aos 700 alunos participantes do evento serão doados pela Fundação Educar DPaschoal, por meio do projeto “Leia Comigo”, que edita, publica e distribui livros infantojuvenis que promovem valores e têm como premissa despertar a paixão pelos livros na vida da criança. “O objetivo é incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais e abordar temas diversos a respeito de valores humanísticos, diversidade, pluralidade e exercício da cidadania.”

 A programação também contará com a estação “Contar História”, que será promovida pelos contadores de histórias Carmelina de Toledo Piza e Anderson Brongna em dois horários, às 11h e às 16h, no Teatro Nair Bello. O bate-papo será oferecido a educadores, pais e interessados em geral e abordará a riqueza da contação de histórias na infância e sua importância no desenvolvimento da criança. As inscrições para a capacitação seguem abertas e devem ser feitas com antecedência pelo link http://bit.ly/conthistoria. As vagas são limitadas.

 A programação completa do evento pode ser conferida no link: www.limeira.sp.gov.br/educacao (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários