Por: Renan Isaltino | Publicado em 18 de outubro de 2019

Compartilhe

 O prefeito Mario Botion abriu o evento

 A Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação realizaram, nesta sexta-feira (18), a XI Conferência Conjunta de Educação Municipal (Cocem), no Isca Faculdades. Reuniram-se professores, dirigentes e educadores da rede municipal e particular de Limeira, além de representantes de sindicatos e outras entidades ligadas à educação. Neste ano, a iniciativa teve como tema “O contingenciamento dos gastos públicos por 20 anos e o financiamento da Educação (Fundeb)”. O prefeito Mario Botion abriu o evento.

 Também participaram da abertura o secretário de Educação, André De Francesco, o presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá) e a presidente do conselho, a professora Alessandra Pascotto. A vereadora Erika Tank também marcou presença, além da representante da Diretoria Regional de Ensino, Jaqueline Duarte, e de outros convidados pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A Cocem é realizada a cada dois anos, organizada por uma comissão paritária de membros da Educação e do conselho municipal.

 O prefeito Mario Botion destacou a relevância do tema da conferência e lembrou que esteve recentemente em uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) onde se discutiu, entre outros temas, a educação e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo ele, há tratativas para ter uma legislação que atenda às necessidades dos municípios. “Quando isso for concluído, um documento deve ser encaminhado a todas as instâncias e, principalmente, ao Congresso Nacional”, pontuou.

 O trabalho da rede municipal de ensino também foi lembrado pelo prefeito. Ele citou a importância que a atual administração tem dado à educação desde o início da gestão, e observou que a rede municipal já realiza um trabalho eficiente há muitos anos. “O que temos feito é dar a direção e a velocidade necessária para contribuir na melhoria do ensino público municipal. Por isso, agradeço o comprometimento de todos no cuidado com o futuro de nossa cidade e de nossas crianças”, comentou. Já o presidente da Câmara, Lemão da Jeová Rafá, parabenizou a iniciativa da conferência.

 O secretário de Educação salientou a pertinência do tema. Francesco falou, ainda, da mudança nas discussões da conferência. “Procuramos resgatar o caráter que a Cocem necessita, que é o debate mais amplo e rico”, explicou. O secretário também pontuou sobre os avanços educacionais ao longo dos anos. “A educação passou de um caráter privilegiado para poucas pessoas, e num esforço muito grande, foi-se ampliando até que chegamos ao momento de hoje, que é a luta para uma educação de qualidade e universal para todos. E vocês [educadores] têm papel importante nisso”, observou.

 A presidente do Conselho Municipal de Educação ficou responsável por fazer um histórico das Cocems, desde a primeira, realizada em 1997, antes da legislação. Naquele ano, a conferência recebeu o nome “Paulo Freire”. Em 1999, foi realizada a Cocem I. Alessandra explicou que, na época, a conferência discutia temas relacionados ao estatuto do magistério. No entanto, desde 2015, passaram a ser discutidos temas de todos os segmentos, nos âmbitos municipal e privado, uma vez que uma mesa de negociações da prefeitura já discute questões relacionadas ao estatuto.

 Durante o evento, houve a aprovação do regimento da conferência e palestras a respeito do tema com André Pinheiro de Carvalho, palestrante convidado da Undime, e do professor doutor João Cardoso Palma Filho. Também houve eleição da comissão para elaboração de uma moção que será encaminhada ao Congresso Nacional, ao Senado, à Assembleia Legislativa, ao presidente da República e à Câmara Municipal. A moção apresenta um apelo às autoridades sobre a discussão dos temas debatidos pela conferência. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários