Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de novembro de 2019

Compartilhe

 As olimpíadas fazem parte de um programa de incentivo e valorização ao estudo nas escolas municipais, idealizado pelo prefeito

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na quinta-feira (14) a premiação de três olimpíadas, realizadas ao longo do ano: de Matemática, Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e de Conhecimentos Gerais: Perguntando SME. O prefeito Mario Botion participou da cerimônia, realizada no Teatro Nair Bello. As olimpíadas fazem parte de um programa de incentivo e valorização ao estudo nas escolas municipais, idealizado pelo prefeito.

 Compuseram a mesa de abertura da cerimônia, além do prefeito Mario Botion, o secretário de Educação, André De Francesco, a diretora pedagógica da pasta, Adriana Dibbern Capicotto, e o chefe da Divisão de Planejamento e Estatística, Edgar Caldeira da Cruz. Ao todo, mais de 6 mil estudantes foram envolvidos nas olimpíadas, que teve como foco a apropriação de conhecimentos por meio de diferentes estratégias e da tecnologia. Além dos estudantes, as escolas e professores foram homenageados no evento.

 MATEMÁTICA

 A premiação começou com a Olimpíada de Matemática. Participaram 2.661 estudantes dos 4º anos de 40 escolas da Rede Municipal de Ensino. As primeiras etapas foram realizadas nas escolas a fim de selecionar as equipes representantes de cada unidade escolar para participarem das etapas da Olimpíada: semifinal e final, realizadas na Secretaria de Educação.

 Em terceiro lugar, ficaram os alunos do Ceief Profª Maria Paulina Rodrigues Provinciatto: Ana Júlia de Arruda Aparecido; Yasmyn Júlia Gonzalves; Gabrielle Oliveira Silva; Ilson Luigi da Cruz Carvalho; e Gustavo M. Trindade. A professora da turma, Kelli Regina Henrig Scavariello, a professora coordenadora, Luciana Mercuri, e a diretora da unidade, Tânia Maria Oliveira Nascimento Rosário, também foram homenageadas.

 A escola vice-campeã, em segundo lugar, foi a Emeief Limeira e os alunos: Isabela Amadio Zambuzi; João Gabriel Fischer de Caires; Leticia da Silva Lisboa; Pedro Ferreira do Lago; e Zyon Rodrigues Máximo. A professora da turma, Patrícia Gachet, o professor coordenador, Felipe Gustavo Barros Nunes, e a diretora Christiane I. Guerreiro, também foram homenageadas.

 Em primeiro lugar, ficou a Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira e os estudantes: Gabriela de Paula Alves; Lorena Marcelly Piza; Richard Batista Kolomar de Oliveira; Samuel Carvalho de Souza; e Victor Henrique Barbosa Menezes. Também foram homenageadas a professora da turma, Mirela Rodrigues do Prado Muoio, a professora coordenadora, Carolina de Souza Fourax, e a diretora Luciana Gonçalves Carone.

 ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

 Na sequência, aconteceu a premiação da 22ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Realizada em todo o Brasil, a OBA envolveu alunos de escolas públicas e particulares. Neste ano, em Limeira, participaram 20 escolas, sendo quatro estaduais, oito particulares e oito municipais. Na rede, os alunos somaram 41 medalhas: 21 de bronze, 16 de prata e quatro de ouro.

 Confira as escolas, equipe e alunos premiados:

 Emeief Deputado Laércio Corte, a diretora Cláudia Regina Lopes de Salvo, a vice-diretora Lia Mara André Vicente, e as professoras colaboradoras Cláudia Cristina Dias Almeida, Daniela Léo, Silvana Moura de Menezes, Tatiana dos Santos Francisco. Os alunos da unidade também foram premiados. Medalha de bronze: Ana Carolina Dias, Eduardo da Silva Galdino, Ezequiel da Silva Honorato, Giovana Nascimento Cruz, Phelipe Vaz Pascoalatto e Yasmim Vitória de Arruda; medalha de prata: Aryane Gabrieli da Silva Lordello, Daniel Silva Sampaio, Gustavo Bovo Galdino, Isaque Bezerra Soares, Larissa Rafaela Batista dos Santos, Luana Fenix João Gomes Pereira e Nicoly Silva Sartori; e medalha de ouro: Gabrielle Sofia Gonçalves, Kamila Silva de Araújo Souza e Nicolas Viana Rosa.

 Emeief Prof.ª Maria Aparecida De Luca Moore, a diretora Adriana Ijano Motta, a Prof.ª coordenadora Ana Cláudia Basso Bilatto, e as professoras colaboradoras Ana Paula De Barros Leme, Ana Paula Castelo Cominato, Eloisa Patrícia Granso Pareja Hergert, Juliana Carolina de Souza, Lilian Fernanda Asbahr Proveza Deolino e Rúbia Maria da Conceição. Os alunos Erick Lucas Silva Domingos, Fabrício de Carvalho Vale, Mayara Cristina Camargo, Mikael Donizete Campos Miranda, Renan Rodrigues do Nascimento, Stella Nascimento de Lima, Thales Roberto de Acipreste Moreira e Thalya Giovana Ramos da Silva (medalhas de bronze); Ana Júlia Ramos de Oliveira e Danilo Ferreira Rodrigues da Silva (medalhas de prata); e Beatriz Gomes Ruzzi, medalhista de ouro.

 Emeief Prof.ª Maria Madalena Vasconcelos Da Silva, a diretora Carla Kalid Dos Santos Fernandes, a professora coordenadora Alessandra de Cássia da Silva Gomes Rodrigues de Souza, e as professoras colaboradoras Rosimar parecida Andrade Costa e Érica Cristina Claro Silva. Os estudantes foram Lucas Tomas Silva Ferreira e Maria Eduarda Crystina Marques, medalhistas de bronze; Kauany Gois Santana, Marcela Alves, Melissa Chalegre Godoy e Tasuany Mikaelle Souza, medalhas de prata.

 Emeief Maria Thereza S. B. Camargo, a diretora Cristiane Altimare Cardoso, a vice-diretora Patricia Carla Manias Barbosa, o professor coordenador Fábio Alexandre Ferrari e a professora colaboradora Carmen Silvia Da Silva Santile. Os estudantes: Karoliny Victória dos Santos Domingues e Matheus Cabal Dias Sahm Pagiaro Dias, medalhas de bronze; e Miguel Antonio Pedroso Rodrigues, medalha de prata.

 Emeief Prof. Noedir Tadeu Santini, a vice-diretora Prof.ª Andréa Aparecida De Menezes Augusto, a professora coordenadora Sonia da Silva Araujo, e as professoras colaboradoras Maria Marta de Jesus Carlos Estevan e Maria Vitória Peixoto. Os alunos Luiz Eduardo Prado, com a medalha de bronze, e Isabelly Oliveira Severino, com a medalha de prata.

 Emeief Prof.ª Egle Maria Ciarrochi, o diretor Anderson Aparecido Luders e o aluno Erick Pacheco Paixão da Silva, medalha de prata. Emeief Prof. José Roberto Braz, a diretora Katia Romina De Lima Bernardo, a professora coordenadora Noreh Cristina Heldt Aldrigui e a professora colaboradora Tânia Maria Barbosa Pazelli, além da aluna Gabriely Barbosa de Brito, medalha de bronze. Neste momento, o aluno Wesley Nascimento Souza Alves recebeu medalha de bronze pela participação XIII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

 PERGUNTANDO SME

 Por último, aconteceu a premiação da Olimpíada de Conhecimentos Gerais – Perguntando SME, que teve como objetivo desenvolver nos estudantes a capacidade investigativa e o interesse em aprender, propiciar situações de aprendizagem lúdicas por meio da tecnologia digital que favoreçam a apropriação de conhecimentos sistematizados e favorecer a leitura com fluência e compreensão de enunciados. Participaram os estudantes dos 3º, 4º e 5º anos das escolas municipais, totalizando aproximadamente 6.500 participantes.

 Confira os cinco alunos melhores classificados de cada ano, premiados na cerimônia:

 Do 3º ano: Caroline Casaroti da Silva (Ceief Rafael Affonso Leite), Livia Almeida da Cruz (Ceief Rafael Affonso Leite), Vinícius Messias Miranda (Emeief Creso A. Coimbra), Gustavo Cavalini Bazilio (Emeief Maria Aparecida Degaspare) e Lucca Vedovato (Emeief Cassiana Maria Soares Lenci).

 Do 4º ano: Maria Ed. Zorzanello Franklin (Ceief Rafael Affonso Leite), Bruno Almeida Provinciato (Emeief Prada), Mateus Gabriel Da Silva (Ceief Rafael Affonso Leite), Isabella Rodrigues (Emeief Clara Monzoni Lang) e Caroline Hergert Pacheco (Emeief Aldo José Kuhl).

 Do 5º ano: Rhaick De Souza Oliveira (Emeief Ismael Pereira Lago), Rubens Antonio Muller Neto (Emeief Mauro Sérgio Vieira), Beatriz Piffer de Oliveira (Emeief Mauro Sérgio Vieira), Diego Ramos Cason Junior (Emeief José Roberto Braz) e Natalia Cristina Garcia Bueno (Emeief Creso Assumpção Coimbra).

 Na sequência, foram premiados os diretores das cinco escolas que mais pontuaram na competição: Ceief Prof. Arlindo de Salvo, Emeief Prof. Noedir Tadeu Santini, Emeief Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, Emeief Aracy Nogueira Guimarães e Emeief Prof. Creso Assumpção Coimbra.

 Durante o Perguntando SME, os professores tiveram a oportunidade de responder questionamentos de conhecimento geral e pedagógicos e os dez melhores também foram homenageados: Janaina Olivia da Silva Cechet, Giovana Paganotti Figueiredo, Viviane Cristina Denardi, Wesley Henrique De Souza, Claudia Fernanda de Jesus Dias, Neusa Maria Ribeiro de Campos, Sônia da Silva Araujo, Ana Lúcia Martins, Leticia Camila Mourao Ferrari e Noreh Cristina Heldt Aldrigui. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários