Por: Renan Isaltino | Publicado em 28 de novembro de 2019

Compartilhe

 A cerimônia ocorreu no hall de entrada da Prefeitura Municipal

 Após várias idas à São Paulo, conversas e reuniões, Cordeirópolis lançou oficialmente nesta quinta-feira (28) o programa “São Paulo Contra o Racismo” e se tornou a primeira cidade do Estado em implantar esta medida. A cerimônia ocorreu no hall de entrada da Prefeitura Municipal e contou com a presença do chefe do Executivo, Adinan Ortolan, acompanhado da primeira-dama, Angelita Ortolan, do secretário Estadual da Justiça e Cidadania, Dr. Paulo Dimas Mascaretti, da vice-prefeita, Fátima Celin, do juiz, Dr. José Henrique Oliveira Gomes, representando o Poder Legislativo, Antônio Marcos da Silva, o secretário de Justiça e Cidadania, Virgílio Ribeiro Botelho, a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, Regina Laura de Morais Marinho, além da equipe de gestão e representantes do Conselho de Igualdade Racial de Cordeirópolis, Limeira e Rio Claro.

 Em sua fala, Ortolan destacou que o programa é uma conquista para a população negra e também uma forma de combater a discriminação racial e proporcionar igualdade de oportunidades para todos. “A exemplo disso, estamos recebendo um grupo de haitianos em nossa cidade e percebemos o quanto ainda temos que evoluir em termos de respeito e consideração com a nossa história e o quanto é importante combatermos o racismo, para que possamos valorizar a população e acabar com a desigualdade”, disse o prefeito.

 A vice-prefeita falou da caminhada que ainda há pela frente para o combate ao racismo, no entanto Fátima acredita que o mais importante é que a cidade já está nela. “Cordeirópolis é um município que recebeu imigrantes de diversos lugares do Brasil e também do mundo e por esta questão histórica, é de extrema importância que nós sejamos pioneiros no desenvolvimento de iniciativas como esta, que visam garantir os direitos de igualdade”, completou.

 O vereador, Antônio Marcos da Silva, reforçou sobre os inúmeros casos de descriminação que ocorrem nas redes sociais. “Este projeto beneficia não somente quem tem a pele negra, mas todo o cidadão em situação de vulnerabilidade, que não consegue seguir a sua vida como uma pessoa humana por conta de casos de preconceito, como indígenas e outros. E sobre o mundo virtual, bem como, as redes sociais, que por sinal vem nos assustando diariamente. É importante lembrar de que ainda temos muito fazer para eliminar essa chagas em nosso país!”.

 É oficial!

 Além de oficializar a implantação do programa, o secretário do Estado, Dr. Paulo Dimas Mascaretti, falou da importância da parceria entre os três setores. “Fico muito feliz de ver o envolvimento da cidade e também do Poder Público, Judiciário e Legislativo, pois juntos vamos empreender uma luta em prol de uma cultura de paz e respeito com todas as pessoas. O Brasil sempre teve este perfil acolhedor, por isso precisamos construir e lembrar dos nossos valores e princípios”, concluiu.

 Assinatura do convênio

 O lançamento ocorreu hoje, mas o programa já está em nossa cidade desde julho, quando o prefeito e o secretário Estadual da Justiça e Cidadania, Dr. Paulo Dimas Mascaretti, assinaram o convênio com o Estado para viabilizar e dar efetividade em Cordeirópolis à Lei Estadual nº 14.187/2010.

 Formação dos funcionários públicos

 No período da tarde, a Secretaria de Justiça e Cidadania de Cordeirópolis realizou na Câmara Municipal a formação dos funcionários públicos e conselheiros interessados em conhecer o funcionamento do programa, o trâmite necessário para a denúncia e acolhimento das pessoas, no qual a Ouvidoria do município terá um papel importante nesse processo. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários