Por: Renan Isaltino | Publicado em 9 de janeiro de 2020

Compartilhe

 A Prefeitura de Cordeirópolis vem promovendo várias ações que beneficiam as questões ambientais no município

 Diante de um cenário em que a relação ser humano e meio ambiente está em evidência, surgem tais questões: Quais medidas podem ser eficientes à minimização dos impactos ambientais? Qual o nosso papel em relação a promoção da sustentabilidade ambiental? Perante estes impasses, a Prefeitura de Cordeirópolis vem promovendo várias ações que beneficiam as questões ambientais no município. A partir de agora, vamos mostrar para a população alguns avanços de acordo com a levantamento da Secretaria de Meio Ambiente.

 Mais de 36 mil mudas de árvores foram plantadas

 Vamos iniciar falando sobre o programa que alia ações de reflorestamento e recuperação de nascentes. Até o momento mais de 36 mil mudas de árvores foram plantadas entre os anos de 2017 e 2019 em Cordeirópolis. Além das ações de reflorestamento, a Prefeitura Municipal conseguiu recuperar 21 nascentes presentes nas cabeceiras das represas de Cascalho, Barro Preto, Ribeirão Tatu, Lago União, entre outras áreas de proteção.

 Nova Lei impõe regras ao descarte de entulho

 O acúmulo de entulho nas vias e áreas públicas é motivo de cobrança da população. Buscando soluções, foi aprovada em 2018 a Lei Municipal que prevê novos termos quanto à gestão dos resíduos da construção civil, entulhos, móveis e de outros materiais inservíveis. Após esta conquista, a Secretaria de Meio Ambiente criou um sistema de gestão municipal que prevê ações de educação ambiental e multas administrativas nos casos de descarte irregular.

 Mais de 4 toneladas de lixo reciclável foi coletado na cidade

 O Programa Garimpar foi mais um destaque. Esta ação já recolheu mais de 4 mil kg de resíduos pelos bairros da cidade. Preocupada com o futuro do meio ambiente em Cordeirópolis, a Prefeitura implantou em 2018 no bairro Jardim Cordeiro o programa e em 2019 em toda região do bairro Jardim Paraty. Os moradores receberam instruções que buscam reeducar e ensinar a população a separar corretamente os resíduos recicláveis: plásticos, papéis, metais, vidros e embalagens.

 Neste período os resíduos foram recolhidos pelo caminhão da coleta seletiva que passa toda semana nos bairros. Com esse retorno positivo da população, a Prefeitura irá estender em 2020 o programa para outros os bairros da cidade. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários