Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de janeiro de 2020

Compartilhe

 Objetivo é modernizar o sistema, reduzir o número de vazamentos e beneficiar 4.270 moradores de oito bairros

 A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, iniciou o programa de substituição de redes de 2020, que contempla a troca de 8 quilômetros de redes de água tratada em oito bairros da cidade.

 No total, 4.270 pessoas serão beneficiadas. A substituição teve início nos bairros Vila Independência, Vila Conceição e Jardim Santa Bárbara, onde 1,8 quilômetros serão substituídos. Em seguida, a concessionária irá seguir para os bairros, Vila Queiroz, Jardim Recanto Alvorada, Jardim Cavinato, Jardim Piratininga e Vila Paraíso.

 O plano anual de substituição leva em conta o histórico com a quantidade de vazamentos, o material e a idade das redes. Além disso, também são considerados pontos em que há alta ou baixa pressão e que só podem ser corrigidos com a substituição da rede. “A meta da BRK Ambiental com o plano de substituição de redes de distribuição de água é atender o crescimento da demanda, ao mesmo tempo em que trabalha para reduzir a ocorrência de vazamentos em redes antigas, promovendo a melhoria operacional e a excelência em relação ao combate às perdas de água”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Limeira.

 O plano impacta diretamente no programa de combate às perdas do município pois, ao substituir as tubulações antigas por novas, as perdas físicas são consideravelmente reduzidas. “O município de Limeira tem um dos menores índices de perdas do país, de 15,5%, referência nacional neste tema. Com o programa de combate às perdas, além de manter o que já conquistamos, trabalhamos para reduzir ainda mais esse índice e garantir maior disponibilidade de água para toda a população”, explica Mangabeira.

 Redução de vazamentos

 Em 2018, a concessionária realizou a substituição de 5,5 quilômetros de redes de água, beneficiando cerca de seis mil limeirenses dos bairros Jardim Vista Alegre, Vila Claudia, Jardim Bandeirantes, Boa Vista, Jardim São Pedro e Vila Independência serão beneficiados.

 Nos pontos em que ocorreu a substituição, foram registrados 90 vazamentos nos últimos cinco anos e, após esse trabalho de troca da rede, não foi registrado nenhum vazamento. “Esse resultado mostra que a troca é efetiva. É por isso que é um trabalho contínuo da concessionária”, ressalta Mangabeira. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários