Por: Renan Isaltino | Publicado em 17 de janeiro de 2020

Compartilhe

 Para o ano que inicia, a equipe está programando ampliar ainda mais as ações que estão sendo realizadas

 O ano de 2019 foi um ano de muitas conquistas para a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Ao longo dos meses, os profissionais visitaram famílias, promoveram atividades de prevenção e orientação junto às equipes dos postos de saúde que são os matriciamentos. Pensando em desenvolver atividades de lazer e bem estar, foram realizados dois passeios, um para a Fazenda Conde do Pinhal em São Carlos e outro para o Zoológico das aves em Poços de Caldas. Também tiveram eventos para incentivar os pacientes que fazem caminhadas e pilates nos bairros, além de reuniões de rede com o Creas, Cras, Conselho Tutelar, Fórum e escolas, com o objetivo de alinhar os acompanhamentos das famílias em vulnerabilidade.

 De acordo com o coordenador do NASF, Luís Eduardo de Oliveira, para o ano que inicia, a equipe está programando ampliar ainda mais as ações que estão sendo realizadas junto com a atenção básica de saúde, além do Programa Saúde na Escola (PSE) que irá trabalhar a prevenção em saúde. “Temos também as ações do Agita Galera e Agita Idoso. Vamos organizar um evento para sinalizar a semana da nutrição e falar de alimentação saudável. Estamos pensando em um trabalho para realizar com os Agentes Comunitários de saúde, além de um curso focal para pensarmos nas dinâmicas de trabalho de cada equipe”, contou Oliveira.

 Luís ainda destacou que o desejo da Secretaria de Saúde é promover uma atenção básica mais fortalecida, um NASF cada vez mais atuante, visando trabalhar mais a prevenção e falar mais de saúde e de hábitos saudáveis. “Hoje já realizamos um número grande de visitas domiciliares em cada bairro, sempre junto com os profissionais de referência. Visitas para pacientes acamados, domiciliados, pacientes com agravos e sobre cuidados paliativos. Com a chegada de um carro para o NASF, ampliaremos ainda mais essas ações, tanto para as visitas domiciliares, quanto para as reuniões de rede, cursos e eventos, no qual irão trazer ainda mais benefícios à população”, ressaltou o coordenador. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários