Por: Renan Isaltino | Publicado em 26 de fevereiro de 2020

Compartilhe

 Paciente reside em São Paulo e esteve na Itália nos últimos dias

 O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o paciente é um homem, de 61 anos, morador de São Paulo (SP), que esteve na região de Lombardia, na Itália, entre os dias 9 e 20 de fevereiro.

 Em entrevista coletiva nesta manhã, Mandetta afirmou que aguardava a contraprova do teste realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, que teve como resultado positivo a contaminação do paciente pelo Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o ministro, o homem teria sentido os primeiros sintomas da doença no domingo (23) e procurou o Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24) à noite. O Ministério da Saúde foi notificado na terça-feira (25), por volta do meio-dia. Agora, ele está em isolamento domiciliar e em bom estado clínico.

 A Itália, país que a vítima frequentou, vive um surto da doença, com mais de 300 casos confirmados e 11 mortes. Além do caso confirmado, o ministro relatou que o Brasil ainda tem mais 20 casos suspeitos: um na Paraíba, um em Pernambuco, um no Espírito Santo, dois em Minas Gerais, dois no Rio de Janeiro, dois em Santa Catarina e onze em São Paulo. Outros 59 casos suspeitos já foram descartados.

 Mandetta afirmou na coletiva que não serão alterados procedimentos nos aeroportos ou bloqueios a países suspeitos, devido ao grande número de conexões nos voos. Os sintomas da doença são: febre, tosse, dor de garganta e coriza.

 REGIÃO

 Em comunicado oficial, a Prefeitura Municipal de Vinhedo (SP) informou que no último final de semana, três moradores da cidade, sendo dois adultos e uma criança, estiveram com o homem que atestou positivo para coronavírus. Segundo a prefeitura, eles possuem grau de parentesco.

 A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Vigilância Epidemiológica, dentro dos protocolos definidos pelo Ministério de Saúde, entrou em contato com essa família, sendo que eles confirmaram o encontro com o cidadão infectado. As três pessoas passam bem, sem nenhum sintoma relacionado ao coronavírus. Os profissionais da Vigilância Epidemiológica permanecerão monitorando a família. Conforme orientação do médico da família, eles permanecem em isolamento domiciliar. (Rafael Coelho)


Compartilhe

Comentários

comentários