Por: Renan Isaltino | Publicado em 1 de abril de 2020

Compartilhe

 A estruturação da Unidade de Referência do Coronavírus, para o atendimento a casos graves da doença também foi abordada pelo prefeito

 O prefeito Mario Botion comentou nesta quarta-feira (1º), em entrevista coletiva realizada no Paço Municipal (Edifício Prada), a repercussão de um vídeo com informações distorcidas, extraídas de um trecho do seu pronunciamento sobre o coronavírus. Além disso, avaliou o andamento da quarentena, determinada pelo governo estadual e endossada pela prefeitura, e das medidas que a prefeitura vem adotando para garantir o atendimento de saúde à população.

 O vídeo, que viralizou nas redes sociais, apresenta um discurso fora de contexto, em que o chefe do Executivo consideraria inevitável o contágio da população pelo Covid-19. Para tanto, os autores do material editaram fragmentos de uma resposta, formulada ontem (31) por Botion, a um jornalista que questionava os bairros onde residiam os pacientes diagnosticados com coronavírus. “Essa é uma edição criminosa e já estamos tomando as providências jurídicas necessárias”, frisou o prefeito.

 Tanto a fala original do prefeito quanto o vídeo editado foram exibidos durante a coletiva. Conforme observado pelo prefeito, a declaração original era: “Nós não podemos estigmatizar as pessoas que foram confirmadas já com coronavírus, todos nós, todos nós seremos contaminados, todos, é uma questão de tempo. O esforço que nós estamos fazendo, o governo estadual está fazendo, é de alongar esse período de contaminação, para que os casos graves possam ser atendidos da maneira adequada. Então não interessa saber onde foi, que bairro foi, quem foi. As pessoas merecem respeito, respeito,  porque você que está preocupado com isso, de saber o bairro que tem a contaminação, amanhã pode ser o contaminado. Nesse momento não interessa onde, nem quem. Interessa que cuidemos da nossa saúde, façamos a lição de casa, que é respeitar o isolamento na medida do possível e manter sua higiene pessoal em dia, e principalmente manter os nossos idosos dentro das suas casas. Esse é o desafio, onde, quem, quando, isso não faz diferença nenhuma. Até para que não haja uma estigmatização e as pessoas começarem a hostilizar aqueles que eventualmente já foram confirmados. Isso não vai trazer bem-estar, não vai aliviar nada para ninguém, muito pelo contrário.”

 Já o material editado apresentava a seguinte montagem: “Não vai trazer bem-estar, não vai aliviar nada pra ninguém, muito pelo contrário, então tenham calma, tranquilidade, que todos seremos contaminados e você que está preocupado, também vai ser contaminado.” Sobre a autoria do vídeo, Botion afirmou se tratar de “indivíduos sem escrúpulos, que estão agindo de maneira política, para me atingir politicamente, desprezando a gravidade do momento que passamos”.

 Para alertar a população quanto à necessidade de buscar informações seguras, Botion citou o site da prefeitura, que reúne todos os dados atualizados e oficiais sobre a pandemia, vídeos e decretos. “É nossa obrigação passar a informação de maneira correta, para que nossos munícipes saibam da evolução do contágio”, comentou. O endereço do site é: www.limeira.sp.gov.br/coronavirus

 A estruturação da Unidade de Referência do Coronavírus, para o atendimento a casos graves da doença também foi abordada pelo prefeito. O serviço funcionará próximo à Humanitária e terá 16 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com possibilidade de expansão para 30 leitos.  A iniciativa recebe apoio dos cinco hospitais do município: Medical, Unimed, Santa Casa, Frei Galvão e Humanitária. “Nós queremos proteger a vida das pessoas, e para isso, estamos trabalhando duro.” Além do Centro de Referência, o município destinou quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atender exclusivamente os pacientes com suspeita de Covid-19. As unidades são: Nova Europa, Morro Azul, Novo Horizonte e Boa Vista.

 Na ocasião, Botion reforçou a importância de a população respeitar o isolamento social, considerando-se que os números iniciais mostram o alongado da velocidade de contaminação pelo coronavírus. Nesse sentido, a prefeitura recomenda que as pessoas não pratiquem esportes ou atividades físicas em grupo – situação que vem sendo observada no entorno do Limeirão. Para conscientizar essas pessoas, a Guarda Civil Municipal já foi acionada e tem circulado pela região para orientá-las.

 Quanto ao repasse do governo federal de R$ 600 a trabalhadores informais e pequenos empreendedores, o prefeito informou que a legislação já foi aprovada pelo Congresso e que é preciso aguardar a sansão presidencial. A prefeitura tem as informações das pessoas inscritas no Cadastro Único, porém, cabe ao Governo Federal estabelecer as regras para seleção dos beneficiados.

 Quando perguntado sobre a eventual prorrogação do período de duração da quarentena, Botion disse que está seguindo as regras estabelecidas pelos decretos do Governo Estadual e ratificadas pela legislação municipal. Até o momento, a quarentena segue até 7 de abril. “A medida é necessária para que os casos graves sejam atendidos, sem que o sistema de saúde entre em colapso. O afastamento social tem se mostrado tecnicamente positivo”, comentou. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários